Cuiabá | MT 25/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 24 de julho de 2016, 11h07

Erradicação da febre aftosa avança nas Américas, dizem especialistas


A região das Américas avança a passos firmes rumo à erradicação total da febre aftosa. A avaliação foi feita por especialistas e representantes de 30 países que participaram da 13ª Reunião do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA 13) em Assunção, no Paraguai, onde puderam avaliar os indicadores do progresso alcançado.

Os participantes advertiram também que é hora de iniciar uma transição para o status de livre de febre aftosa sem vacinação, entrando na última etapa do Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

O comitê destacou a necessidade de mobilizar recursos para apoiar as atividades de vigilância e controle da febre aftosa nos países que não alcançaram o status de livre da doença. Também enfatizaram a importância de fortalecer as estratégias de prevenção, vigilância e resposta rápida nos territórios reconhecidos como livres da doença nas sub-regiões da América do Norte, América Central e Caribe.

As recomendações serão consideradas pelos ministros de Saúde e Agricultura que participam da 17ª Reunião Interamericana Ministerial sobre Saúde e Agricultura (RIMSA 17), que também ocorre em Assunção até esta sexta-feira (22).

Estabelecido em 1987 pelos países das Américas, o comitê foi criado para formular estratégias, definir linhas de ação e administrar os recursos para alcançar os objetivos estabelecidos no programa, e inclui representantes do setor público e do setor privado na região.

Desde sua criação em 1951, o Centro Panamericano de Febre Aftosa (PANAFTOSA) da Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) desempenharam um importante papel no controle e na erradicação da febre aftosa, incluindo a organização de reuniões do comitê. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114