Cuiabá | MT 23/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 04 de setembro de 2016, 06h38

Inteligência artificial do Google pode ajudar agricultores


O Google está criando um método para que seus projetos de tecnologia artificial possam impactar também na qualidade de vida dos agricultores. De acordo com Makoto Koike, da University of Tokyo, a empresa está desenvolvendo o TensorFlow, um instrumento que irá ajudar a classificar diferentes tipos de plantações.

O projeto tem o objetivo de auxiliar diversas famílias que trabalham no setor rural. Ele utiliza uma câmera equipada com o Raspberry Pi 3 para tirar foto de pepinos e as envia para uma rede neural. As imagens, então, chegam até um servidor que faz a classificação de acordo com cor e formato. Dessa forma, todo o trabalho de distribuição fica mais prático.

O sistema ainda não é perfeito e precisa de 2 a 3 dias para ser "treinado" por um especialista que realize as configurações de memorização da plataforma. Para isso, ele conta com mais de 7 mil fotos em sua memória interna que auxiliam no reconhecimento e classificação dos pepinos.

A boa notícia é que os resultados são positivos, ao menos na fase de testes. A tecnologia do Google conseguiu um índice de 95% de precisão. Na prática, a taxa de acerto cai um pouco, mas ainda é satisfatória: 70%. 

 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114