Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 09 de setembro de 2016, 11h28

Sensores irão monitorar movimentação de terra em morros e encostas


A instalação dos sensores geotécnicos que vão acompanhar a movimentação de terra em morros e encostas nas áreas com risco de deslizamentos em nove municípios do País será concluída na próxima semana pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Uma equipe de pesquisadores estará em Angra dos Reis, na região serrana do Rio de Janeiro, para acompanhar o trabalho de instalação e configuração dos equipamentos em parceria com a Defesa Civil do município.

A ação faz parte do projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos, desenvolvido pelo Cemaden, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os sensores geotécnicos já foram instalados nos municípios de Mauá e Santos (SP); Blumenau (SC); Angra dos Reis, Nova Friburgo e Petrópolis (RJ); Recife (PE); e Salvador (BA). Os técnicos do Cemaden estão concluindo a instalação dos equipamentos em Teresópolis, também na região serrana do Rio.

Em Angra dos Reis, já foi instalada a Estação Total Robotizada (ETR), um sensor geotécnico que emite sinais infravermelhos que são refletidos nos prismas ou espelhos colocados nos morros e encostas. Um total de 100 prismas é instalado nas áreas de risco de cada município. Esse sistema permite a captação de até pequenas movimentações de terra nos morros. Os dados coletados pelos equipamentos são enviados, via internet, ao Cemaden.

Os moradores das áreas de riscos de Angra dos Reis estão sendo informados sobre as instalações desses aparelhos próximos às casas. O Cemaden esclarece que os prismas não causam qualquer interferência em outros equipamentos.

Segunda etapa

Além dos sensores e prismas, cada município vai receber mais um conjunto de equipamentos do Cemaden composto por 15 plataformas de coleta de dados. Cada plataforma é integrada por um pluviômetro e seis sensores de umidade do solo, que coletam dados sobre a quantidade de água acumulada. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114