Cuiabá | MT 18/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 22 de setembro de 2016, 11h22

Brasil e União Europeia investiram R$ 93 milhões em pesquisa tecnológicas


Uma iniciativa de cooperação entre o Brasil e a União Europeia já investiu, desde 2011, o equivalente a R$ 93 milhões em 14 projetos de pesquisa de universidades e instituições brasileiras e europeias em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os projetos foram selecionados em três edições das Chamadas Coordenadas BR-EU.

Agora, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), prepara o lançamento do quarto edital, que foi apresentado nesta terça-feira (20) durante um evento de tecnologia internacional.

A expectativa é que seis projetos das áreas de computação em nuvem, Internet das Coisas e 5G sejam contemplados com um investimento total de 16 milhões de euros. Podem ser inscritos projetos conjuntos de entidades de pesquisa e instituições de ensino do Brasil e da União Europeia.

"São vários os benefícios das chamadas. Os pesquisadores brasileiros e europeus têm uma interação direta nos projetos, o que ajuda na formação de recursos humanos mais qualificados dos dois lados. Tem também a formação de redes de pesquisa, que se mantém ao final dos projetos", explicou o diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), unidade de gestão da RNP, Lisandro Granville.

O representante da Comissão Europeia no Brasil, Augusto de Albuquerque, destacou um caso de sucesso financiado pelas chamadas coordenadas. É o projeto PodiTrodi, que desenvolve um aparelho portátil para diagnosticar a doença de Chagas.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114