Cuiabá | MT 20/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 15 de outubro de 2016, 09h34

Pesquisador brasileiro desenvolve parceria com ganhador do Nobel de Física


Um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física, o britânico John Michael Kosterlitz, realiza estudos sobre supercondutividade e transições de fase em superfícies no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Junto aos pesquisadores David J. Thouless e F. Duncan M. Haldane, Kosterlitz ganhou o Nobel por descobertas teóricas das transições de fase topológicas e das fases topológicas da matéria. O anúncio foi feito pela Academia Real Sueca de Ciências em outubro.

Um dos parceiros de Kosterlitz no Brasil é o responsável pelo Grupo de Pesquisa em Física da Matéria Condensada (MatCon) do Laboratório Associado de Sensores e Materiais (LAS) do Inpe, Enzo Granato. A parceria começou em 1982, quando o físico orientou o brasileiro em sua tese de doutorado na Universidade Brown, nos Estados Unidos.

"Inicialmente, a ideia era pesquisar sobre o efeito Hall quantizado, mas o chefe dessa área já estava orientando outro aluno e não quis me aceitar naquele momento. Depois, conversei com vários professores até conhecer o Kosterlitz, que me convenceu a entrar na área da pesquisa teórica de supercondutores. Desde então, temos essa parceria", afirmou Granato.

As descobertas do pesquisador britânico podem conduzir a descoberta de novas fases da matéria, o que pode levar a usos altamente tecnológico, como as pesquisas com computação quântica.

Pesquisas no Brasil

De tempos em tempos, John Michael Kosterlitz vem ao Brasil. A primeira visita foi em 1988. Na mais recente, em junho deste ano, desenvolveu pesquisas com a equipe do LAS em transição de fases em filmes finos supercondutores – chamada transição Kosterlitz-Thouless – e fez palestras para cientistas brasileiros. Segundo Enzo Granato, a passagem pelo País ganha um peso especial por ter sido justamente no ano em que o britânico recebeu o Nobel.

"Foi um privilégio, ainda mais neste ano. Foi realmente especial podermos ter essa oportunidade de ter um ganhador do Nobel conosco. Ele já havia sido indicado em outros anos. A comunidade científica da área sabia que esse trabalho desenvolvido nos anos 1970 tinha valor e teria aplicações no futuro", destacou o pesquisador do Inpe. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114