Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 15 de novembro de 2016, 12h19

Em Las Vegas, iluminação das ruas é alimentada pelos passos dos cidadãos


Uma empresa chamada EnGoPlanet está testando um novo sistema de iluminação urbana. Voltada para a tecnologia limpa, a companhia desenvolveu postes de luz LED que são alimentados por paineis de energia solar e uma espécie de almofada que fica abaixo da calçada e gera eletricidade com base no movimento das pessoas que caminham pelas ruas das cidades.

O equipamento está em fase de testes em Las Vegas e funciona de maneira totalmente independente do sistema de alimentação elétrica da cidade. As luzes são mantidas por uma bateria que é carregada pelo sol durante o dia e pela atividade dos cidadãos durante a noite ou em dias chuvosos ou nublados. As almofadas contêm até três microgeradores capazes de gerar, cada um deles, de 4 a 8 watts por passo das pessoas, dependendo da pressão que é colocada na pisada.

 

 

Segundo a EnGoPlanet, a energia obtida é suficiente para iluminar o Boulder Plaza, no centro de Las Vegas, alimentar as câmeras de segurança da cidade, pontos Wi-Fi e estações de carregamento de dispositivos.

A empresa afirma também que as luzes gastam menos energia e podem mudar de cor para eventos especiais. O objetivo é testar a tecnologia em cidades maiores no futuro.

De acordo com a EnGoPlanet, postes de luz em todo o mundo geram 100 milhões de toneladas de gás carbônico por ano. "É muito pouco, se comparados aos quase 10 bilhões de toneladas produzidos em todo o mundo, mas queremos reduzir o máximo que pudermos e o mais rápido possível", explicou Petar Mirovic, CEO da companhia, em conversa com o Engadget. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114