Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 25 de novembro de 2016, 14h35

Pesquisas e atividades científicas movimentam Brasília


A partir de segunda-feira (28), o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília, recebe atividades lúdicas, experimentos científicos, exibições de vídeos em terceira dimensão, exposições tecnológicas e visitas virtuais.

As atrações serão levadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na mostra Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil. O evento se estende até 4 de dezembro e fica aberto de 9h às 18h, no Pavilhão de Exposições do parque.

A mostra possui 25 estandes de agências, empresas estatais, organizações sociais e unidades de pesquisa do ministério. O ministro da pasta, Gilberto Kassab, visita a mostra na quinta-feira (1/12).

Na quinta (1º) e sexta-feira (2), essa grande exposição científica ficará ainda mais interessante com o 4º Circuito de Ciências das escolas da rede pública, que a Secretaria de Educação do Distrito Federal promove das 9h às 17h.

Na etapa final do circuito, serão apresentados 197 trabalhos classificados em fases locais das 14 coordenações regionais de ensino, com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

Atrações do Mundo MCTIC

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) reedita uma exposição fotográfica sobre a biodiversidade de polinizadores, uma das atividades da mostra Ciência amigas das abelhas, presente na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Jardim Botânico de Brasília.

Agência Espacial Brasileira (AEB)

A Agência Espacial Brasileira (AEB) leva ao Mundo Mctic o Veículo de Sondagem Booster 30 (VSB-30), foguete de 12 metros e mais de duas toneladas doado ao Planetário de Brasília. A AEB desenvolveu a tecnologia em cooperação com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR). O estande inclui maquetes de satélites, um planetário inflável, trajes de astronauta para fotografias e o boneco Cosminho, mascote do Programa Espacial Brasileiro.

Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa)

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) apresenta parte do material planejado para o Biênio da Matemática no Brasil, aprovado pelo Congresso Nacional pela realização da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em 2017, e do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em 2018.

Dentre as atividades, estão parábolas que mostram relações da natureza com a disciplina, indicação de páginas eletrônicas a estudantes interessados em se aprofundar, brincadeiras de lógica e quebra-cabeças.

Instituto Nacional de Tecnologia (INT)

Já o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) oferece ao público experimentos de realidade virtual desenvolvidos com laboratórios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).

As simulações compreendem navegação dentro do útero durante a gravidez; visualização de robô da Petrobras em águas profundas; volta aérea pelo Cristo Redentor, escaneado em 3D por drones; e passeios de barco e bicicleta pelas praias cariocas, em dia de sol.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

A exposição Banco de Abrolhos: Maior Complexo Coralíneo do Atlântico Sul, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), remete ao documentário homônimo, lançado durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Porto Seguro (BA).

O pesquisador Fernando Moraes, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), aborda a área marinha entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo.

Completam a mostra Mundo MCTIC trabalhos de divulgação científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), entre outros.

Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil

Data e horário: 28 de novembro a 4 de dezembro, das 9h às 18h

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília (DF) 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114