Cuiabá | MT 23/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 29 de novembro de 2016, 07h35

Ataque faz caixas eletrônicos "cuspirem" dinheiro


Cibercriminosos descobriram uma maneira de fazer com que caixas eletrônicos “cuspam” dinheiro. O ataque, descoberto pelo grupo IB, empresa de segurança russa, foi batizado de “touchless jackpotting”, algo como “saque sem contato”.

"Esta técnica não envolve nenhuma manipulação física dos caixas eletrônicos. E, em apenas um golpe, sacaram até US$ 400 mil”, explica o grupo IB. De acordo com os especialistas, os hackers invadem os centros de informações dos bancos e instalam um software que configura os caixas eletrônicos para que eles comecem a ejetar notas. A medida é orquestrada para acontecer simultaneamente em diversos caixas e em horários determinados.

Enquanto isso, membros da quadrilha se encaminham aos caixas para recolher o dinheiro. Até agora, o golpe afetou caixas na Armênia, Estônia, Holanda, Espanha, Polônia e no Reino Unido.

"Eles levaram (os ataques) a outro nível, no qual conseguem atacar um grande número de máquinas de uma só vez", afirma Nicholas Billett, diretor de uma das empresas fabricantes de caixas eletrônicos.

"O método está sendo praticado por alguém que tem acesso ao sistema central do banco e infecta comunidades inteiras de caixas de forma simultânea, consequentemente multiplicando a quantidade de dinheiro que consegue roubar em pouco tempo", declara Alan Woodward, especialista em segurança online da Universidade de Surrey, na Grã-Bretanha.

A estimativa é que cada caixa possua capacidade para ejetar até US$ 200 mil em dinheiro. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114