Cuiabá | MT 20/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 04 de dezembro de 2016, 12h33

Pesquisadores conseguem hackear computador através de ventilador do aparelho


Engana-se quem acredita que para proteger um dispositivo de hackers basta desconectá-lo da internet ou de qualquer rede externa. Cientistas do Centro de Pesquisa em Cybersegurança, da Universidade Ben-Gurion em Israel, encontraram uma maneira bem inusitada de roubar informações de computadores: através dos ventiladores de resfriamento.

Entre os métodos avançados de roubo de dados está um que envolve a utilização de ondas sonoras. Por isso, para se proteger, locais como bancos, agências de investigação e o exército retiram todo o tipo de caixa de som que seja capaz de transmitir ondas. No entanto, a equipe mostrou que com duas ou mais ventoinhas sendo usadas simultaneamente na mesma máquina é possível criar uma frequência acústica específica para cada informação.

Por exemplo, foi determinado que 2 mil rotações por minuto representam o número 1, enquanto o zero é representado por 1.600 rotações por minuto. Usando esse código binário é possível decifrar dados e basta o vírus ser inserido no computador através de um pen drive infectado para começar a funcionar desta maneira.

Embora a técnica seja capaz de roubar uma quantidade limitada de informações, é suficiente para descobrir chaves de criptografia, listas de nomes de usuários e senhas, bem como pequenas quantidades de keylogging e documentos.

Para receber os sinais sonoros emitidos, o hacker também precisaria infectar o smartphone de alguém que trabalha perto da máquina usando um malware projetado para detectar e decodificar os sinais sonoros e, em seguida, enviá-los via SMS, Wi-Fi ou transferências de dados móveis.

A equipe de pesquisadores já tinha descoberto outras formas de roubar as informações de aparelhos totalmente offline antes. Eles já simularam três ataques usando métodos envolvendo ondas de rádio, eletromagnéticas, rede GSM e até mesmo o calor emitido pelos computadores. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114