Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 07 de dezembro de 2016, 07h55

Google diz que funcionará totalmente com energia renovável em 2017


O Google anunciou hoje que 100% da energia utilizada em suas operações será energia renovável em algum ponto de 2017. A empresa vem investindo em projetos de energia renovável - como energia solar e eólica - desde 2010, e em 2017 deverá ter energia renovável suficiente para cobrir tudo que é usado tanto em seus escritórios quanto em seus data centers.

Conforme o VentureBeat aponta, o Google já havia anunciado planos para usar 100% de energia renovável, mas não deu uma estimativa para quando chegaria a isso. Segundo o comunicado do Google, ele é hoje a empresa que mais compra energia renovável no mundo. Atualmente, de acordo com o anúncio, ela é responsável pela geração de mais de 2,6 GW (gigawatts) de energia no mundo todo. Cada gigawatt de energia é suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica.

Renovável e econômico

Energia renovável tem o benefício óbvio de não ser poluente ou emitir gases estufa. Além disso, no entanto, por ser renovável, ela está menos sujeita a flutuações inesperadas de preço (como é o caso do petróleo, por exemplo). Além disso, de acordo com a empresa, esse tipo de energia tem se revelado mais econômica do que outros tipo.

De acordo com o Google, nos últimos seis anos o preço da energia eólica caiu 60%. Nesse mesmo período, a energia solar ficou 80% mais barata. Por isso, segundo Urs Hölzle, o vice-presidente de infraestrutura técnica da empresa, "energias renováveis estão se tornando a opção de menor custo cada vez mais rapidamente".

Mesmo que a empresa consiga fazer com que 100% da energia que ela utiliza seja renovável, ela ainda deverá seguir investindo nessa área, de acordo com o TechCrunch. Isso porque o Google tem interesse em diversificar o máximo possível a sua matriz energética. Assim, eles não ficam dependentes demais de uma ou outra fonte de energia, o que é importante já que, segundo Hölzle, "o vento não sopra 24 horas por dia".

Usando ou comprando

Quando o Google diz que 100% da energia que ele usa é renovável, isso não significa que cada busca que você faz no Google e cada vídeo que você assiste no Youtube é movido a energia renovável. No entanto, é quase isso. Provavelmente, uma ou outra fonte de energia que o Google usa ainda não é renovável. No entanto, para "compensar" esse uso de energia não-renovável, ela pode comprar créditos de energia renovável (RECs, na sigla em inglês).

RECs funcionam da seguinte maneira: uma empresa que produz energia renovável pode vender RECs referentes à energia que produziu. Isso é uma forma de permitir que a energia gerada em um local seja "usada" em outro. Assim, o Google, além de usar a energia renovável em algumas partes, pode comprar RECs para elevar a 100% o nível de energia renovável em sua matriz.

Para uma empresa como o Google, os gastos com energia são uma das principais despesas, e por isso o acesso a formas mais econômicas de geração de energia é importante. Fora isso, a empresa também tem usado inteligência artificial para ajudar a reduzir o consumo de energia em seus centros de dados. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114