Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 01 de janeiro de 2017, 10h54

Sistema inteligente em caminhão evitou que ataque de Berlim fosse pior


O ataque ocorrido numa feira de Natal em Berlim no começo deste mês poderia ter sido pior, não fosse a tecnologia presente no caminhão que foi jogado contra as multidão.

Pouco depois de atingir a feira, matando 12 pessoas e ferindo outras dezenas, o veículo teve seus freios acionados. Inicialmente, imaginava-se que o motorista legítimo do caminhão havia tomado a ação, mas as autoridades informaram mais tarde que ele já tinha sido morto antes do início do ataque.

O que parou o veículo, impedindo que o estrago fosse ainda maior, foi um sistema chamado AEB, que opera de forma emergencial para evitar uma colisão ou torná-la menos problemática. Segundo explica o Gizmodo, após a batida, o caminhão seguiu por menos de 100 metros antes de ser parado pela tecnologia.

Em 2012, a União Europeia aprovou normas determinando que todos os veículos pesados fabricados a partir dali teriam de contar com AEB, que detecta a possibilidade de uma colisão e avisa o motorista com uma combinação de sinais visuais, sonoros e táticos; se a pessoa não fizer nada, o carro para sozinho.

Uma demonstração do poder dessa tecnologia apareceu na última quarta-feira aqui no Olhar Digital, quando repercutimos um vídeo que mostra um carro da Tesla evitando envolver seu motorista num acidente que ainda nem tinha acontecido (veja).

Se não fosse o AEB, o ataque de Berlim poderia ter tido resultado parecido com o que ocorreu em Nice, na França, no meio do ano, quando um homem jogou um caminhão contra a multidão que celebrava o Dia da Bastilha. Naquela ocasião, mais de 80 pessoas foram mortas. “Essa tecnologia salvou vidas”, disse uma fonte do governo da Alemanha à imprensa local. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114