Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 18 de janeiro de 2017, 08h54

Cientistas conseguem sequenciar DNA usando um smartphone


Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) publicaram nesta semana, na revista Nature Communications, o resultado do desenvolvimento de um novo processo de sequenciamento de DNA. A novidade é que os cientistas conseguiram fazer isso usando um simples smartphone.

De acordo com a publicação, os pesquisadores construíram um microscópio miniaturizado que usa a câmera de um celular para detectar reações químicas em tecidos e células através de produtos fluorescentes. Basta conectar o aparelho a um smartphone e analisar uma amostra sobre um prato de vidro.

Em tese, a ferramenta pode ajudar médicos a realizar diagnósticos de uma série de doenças, incluindo câncer, com um simples conjunto de equipamentos de fácil acesso. A esperança dos pesquisadores é de que esse projeto possa ser aproveitado em hospitais em países subdesenvolvidos ou locais onde o acesso a cuidados médicos é precário.

É verdade que hoje em dia o processo de sequenciamento de DNA é bem mais simples do que era cerca de 20 anos atrás, mas ainda requer equipamentos de alto custo para realizar o diagnóstico de algumas doenças mais complexas. Como aponta o site Gizmodo, a ferramenta desenvolvida pelos cientistas funciona quase como um Tricoder, da série "Star Trek".

O protótipo desenvolvido pelos pesquisadores da UCLA inclui peças montadas por uma impressora 3D e um Lumia 1020, celular lançado em 2013 pela Microsoft por meio da marca Nokia e que se destaca pela potente câmera de 41 MP. Os cientistas destacam, porém, que muitos ajustes ainda precisam ser feitos e que o protótipo ainda não está pronto para ser usado em larga escala ou por hospitais. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114