Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 16 de fevereiro de 2017, 11h24

Dispositivo controla temperatura e umidade de produtos


.

A tecnologia em favor da eficiência produtiva está cada vez mais acessível ao produtor. Exemplo disso está na opção de baixo custo para o rastreamento de mercadorias em cadeias de fornecimento frias, usando sensores RFID. O DynaLogger é um dispositivo alimentado por bateria que capta temperatura e umidade em intervalos predefinidos, ou com base em limiares, e transmite os dados das medições quando interrogado via RFID.

O DynaLogger funciona em uma premissa simples: coletar dados com o uso de sensores e bateria, mesmo quando não há leitor RFID dentro da vizinhança, compartilha essa informação assim que um leitor interrogar a etiqueta. O registrador de dados opera em três modos diferentes, onde o registrador pode ser configurado para capturar medições de temperatura e umidade em intervalos específicos, como a cada cinco minutos, com base em seu relógio interno. Cada vez que o dispositivo realiza uma medição, ele armazena os dados no chip e, em seguida, retorna a um modo latente para conservar a vida útil da bateria. Com base na freqüência de medições, a empresa informa, a bateria pode durar cerca de dois anos. Outra opção é o configurar o dispositivo com limiares altos e baixos, como a faixa de temperatura aceitável para um produto que está sendo rastreado. O registrador então mostra os dados do sensor em intervalos predefinidos e só armazena as informações se determinar que um limite foi excedido. O dispositivo também oferece uma combinação das duas opções anteriores. Nesta configuração, o dispositivo coleta e armazena dados periodicamente, mas somente se ocorrer uma variante, como uma mudança de temperatura de dois graus.

A empresa desenvolvedora da tecnologia está atualmente em discussões com parceiros potenciais e fornecedores de soluções cujo software poderia gerenciar os dados para clientes, como empresas de alimentos ou farmacêuticas que devem enviar seus produtos com temperatura ou umidade controladas. Os provedores de soluções ofereceriam seu próprio software baseado em nuvem ou integrado para uso com os dispositivos de sensor.

O dispositivo mede cerca de 9 centímetros por 6 centímetros e pode ser aparafusado em uma superfície, ou fixado por adesivo, ou colocado solto em uma caixa. As etiquetas podem ser interrogadas usando leitores portáteis ou fixos através de plástico, madeira ou cartão. O sistema pode armazenar 4.300 amostras de medição com Modo 2 ou 3, ou 6.100 no Modo 1. O intervalo de amostragem pode ser programado a cada segundo ou a cada 63 horas. Além disso, o dispositivo pode medir temperaturas variando de -40 graus a 125 graus Celsius, com margem de 1 grau.

Aproximadamente 800 dispositivos estão em testes desde que a tecnologia foi lançada em dezembro de 2016. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114