Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 16 de março de 2017, 10h45

Com recursos de R$ 14 milhões fibra óptica leva acesso à banda larga ao Xingu


A região do Xingu (PA) vai receber 200 quilômetros de fibra óptica que vai levar internet banda larga para 12 municípios, beneficiando 600 mil pessoas. A iniciativa, conhecida como projeto Xingu Conectado, foi apresentada nesta quarta-feira (15) aos prefeitos da região.

As obras vão custar R$ 14 milhões e beneficiar a população dos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu e São Félix do Xingu. O projeto é uma ação conjunta do governo federal, Telebras, governo do Pará e Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa).
 

"Uma das maiores demandas de todos os prefeitos das comunidades daquela região é exatamente a melhoria do acesso à internet de banda larga e das comunicações de maneira geral. A perspectiva de futuro que a gente tem é da melhoria da gestão pública e dos serviços prestados à população", afirmou o diretor de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Américo Bernardes.

Segundo o diretor, a infraestrutura do projeto consiste na implantação de uma rede de fibra óptica para conectar todas as cidades que estão na Transamazônica, além de um projeto de rádio de alta capacidade para as cidades de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, que ficam na margem do rio.

"A expectativa é de que em um ano toda essa infraestrutura esteja concluída, inclusive as redes metropolitanas nas cidades que estão envolvidas", destacou.

De acordo com presidente da Telebras, Antônio Loss, o projeto vai permitir a conexão de banda larga com menor preço para população e para as prefeituras. Ele apresentou aos prefeitos um vídeo da simulação do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), previsto para ser lançado na próxima terça-feira (21), na Guiana Francesa.

"O satélite permitirá a cobertura de forma igual em todo território brasileiro, sem exceção, com internet de até 20 mega", disse.

"O programa vai permitir a economia dos gastos que hoje o poder público tem para conseguir internet de qualidade e a melhoria dos provedores que vão distribuir para toda população, inclusive barateando o custo. Hoje nós temos muita dificuldade nas políticas públicas que precisam ser abastecidas todos os dias, na saúde, na educação e na assistência social. O projeto vai garantir uma prestação de serviços para sociedade com muito mais qualidade", acrescentou o prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114