Cuiabá | MT 23/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 25 de abril de 2017, 05h55

Para que servem os Bancos de Capacitores?


.

Os Bancos de Capacitores consistem em quadros elétricos destinados à correção do Fator de Potência.

O Fator de Potência é a relação entre as três potências existentes: reativa (kVAr), aparente (kV) e a ativa (kW), que nada mais são do que denominações para as diferentes maneiras com que os equipamentos utilizam a energia elétrica.

Em determinadas situações este processo de consumo de eletricidade pode gerar quedas no fornecimento de energia, sobrecarga nos equipamentos chegando a causar prejuízos, entre outras consequências, sendo as mais comuns: a geração de multas pela concessionária de energia e o acréscimo indesejado na conta de energia.

Estes problemas são reflexo do mal aproveitamento da energia elétrica, que na maioria das vezes tem como origem o uso de um baixo fator de potência pelas cargas. É necessário então corrigi-lo, dimensionando e utilizando corretamente os equipamentos, ou instalando Bancos de Capacitores.

Os Bancos de Capacitores são painéis elétricos que controlam as oscilações de potência dos equipamentos. Eles podem ser instalados por grupos de cargas, ou seja, em um setor com diversas máquinas para correção de fator de potência coletivo ou de modo localizado junto ao equipamento a ser corrigido. Esta última solução é tida como a melhor em uma visão técnica.

A instalação destes produtos pode levar à uma economia de até 50% nas contas de energia. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114