Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 13 de maio de 2017, 17h32

Entenda por que a Bitcoin é a moeda favorita dos invasores


A onda de ataques desta sexta-feira, 12, fez com que a Bitcoin novamente fosse mencionada como forma de pagamento. Mas, afinal, por que é que os invasores sempre escolhem a moeda digital para o “resgate” dos sistemas “sequestrados”?

Antes de mais nada é importante deixar claro que a Bitcoin não é ilegal. Você pode comprar e esperar que ela valorize para ganhar dinheiro, da mesma forma que você faria com ações financeiras ou com a compra de moedas estrangeiras, por exemplo.

Para explicar isso é preciso entender que, diferentemente de transações bancárias, a Bitcoin permite maior confidencialidade. Isso, no entanto, não significa dizer que as transações não possam ser rastreadas. Elas podem, mas não é algo simples de ser feito.

O próprio site da moeda digital deixa isso bem claro: “Todas as transações Bitcoin são públicas, rastreáveis e armazenadas permanentemente na rede Bitcoin”. Todas as carteiras – que funcionam como contas bancárias – podem ser acessadas por qualquer pessoa, desde que esta saiba o endereço eletrônico (URL) dela.

No entanto, as Bitcoins podem ser criadas por qualquer pessoa e você não precisa usar uma identidade real para possuir as moedas. Dessa forma, tudo o que pode ser rastreado é a carteira digital e as transações realizadas.

Enquanto opera com a moeda, o usuário não pode ser fisicamente identificado. Esse processo só pode ser feito quando ele realiza o câmbio de Bitcoin para dinheiro real. Nesse caso, porém, não é possível afirmar com certeza que o usuário adquiriu o dinheiro proveniente de alguma atividade ilícita. Há sempre como alegar que as Bitcoins foram recebidas em troca de algum outro serviço.

Controle absoluto

Diferentemente de como ocorre nos bancos, no qual o seu dinheiro pode ser bloqueado por alguma razão, não há como isso acontecer com Bitcoins. Todas as transações financeiras são controlas única e exclusivamente pelo dono da carteira.

Valorização

Investidores e especialistas já indicam que a onda de ataques desta sexta-feira, 12, pode fazer com que o valor da moeda digital aumente ainda mais após as consecutivas altas. Com isso, um resgate no valor de 10 Bitcoins pode, na verdade, valer 12 Bitcoins em algumas horas, por exemplo.

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114