Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 27 de junho de 2017, 08h31

Ponte de concreto reforçado está sendo construída com impressora 3D


.

 Pesquisadores da Unversidade de Tecnologia Eindhoven, nos Países Baixos, anunciaram nesta semana a construção de uma ponte feita de concreto reforçado. A novidade é a forma como essa estrutura está sendo concebida: usando uma impressora 3D.

Quando estiver pronta, esta será a primeira ponte feita com concreto reforçado que usam componentes feitos por uma impressora 3D - embora não seja a primeira fonte feita com essa tecnologia usando outros materiais. A construção da nova ponte começa em setembro.

Para garantir a integridade da construção, os pesquisadores montaram uma "miniatura" da ponte em escala 1:2 que foi capaz de aguentar duas toneladas. Por enquanto, porém, o objetivo é usar essa tecnologia para montar uma espécie de ciclovia, e não uma ponte para carros ou veículos mais pesados.

Os benefícios do uso de impressoras 3D na fabricação de concreto são inúmeros, mas, como explica o site Engadget, todos têm a ver com economia. A produção do material com essa tecnologia é bem mais barata, além de evitar desperdícios e suportar desenhos mais criativos por parte dos engenheiros.

OlharDigital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114