Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 03 de setembro de 2017, 14h31

IBM está se espelhando no cérebro humano para criar inteligência artificial


Pesquisas de inteligência artificial frequentemente se espelham em características do cérebro humano para encontrar a melhor forma de desenvolver a tecnologia, e a IBM é mais uma empresa a fazer isso.

Em uma conferência realizada em Melbourne, na Austrália, pesquisadores da IBM apresentaram dois artigos científicos que vão nesse caminho: um deles busca criar um "período de atenção", enquanto o outro examina como aplicar o processo de nascimento e morte de neurônios a sistemas de aprendizagem de máquina.

O algoritmo de atenção se espelha na forma como isso funciona no cérebro humano. "A atenção é um mecanismo movido pela recompensa", explicou a pesquisadores Irina Rish, da IBM, ao Engadget. Assim, ele informa a rede neural da IBM quais entradas oferecem a melhor recompensa - quanto maior a recompensa, maior será atenção.

"Sabemos que quando vemos uma imagem, o olho humano tem um campo visual bem estreito," continuou a pesquisadora. "Então dependendo da resolução, você só consegue ver alguns pixels da imagem em detalhes, enquanto o restante está borrado. Então você move rapidamente seus olhos para que o mecanismo de associação das diferentes partes da imagem permitam reconhecer o que ela é."

Esse sistema vai funcionar em conjunto com a outra tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da IBM, que serve para fazer a AI memorizar imagens. Baseada na neurogênese - o processo de nascimento e morte de neurônios no cérebro humano -, o sistema usa novos dados que são apresentados a ele para formar novas conexões com dados antigos, criando uma memória para ela.

Portanto, enquanto um dos sistemas usa o período de atenção do cérebro humano como base para fazer a inteligência artificial se concentrar em uma imagem, o outro sistema baseado na neurogênese trata de fazer com que ela aprenda e memorize a imagem.

Os sistemas são bastante complexos e, portanto, não devem encontrar aplicação prática em breve. "Eu diria que isso deve demorar algumas décadas - mas é um palpite", explicou Rish. "Estamos apenas arranhando a superfície." 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114