Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 11 de outubro de 2017, 08h04

Professora do IAG-USP ganha prêmio de impacto social na ciência


Elisabete Dal Pino vence categoria Ciências da 22ª edição do Prêmio Claudia pela contribuição à Astrofísica de seu trabalho de pesquisa (foto: Biofoto / Flavio Santana)

A 22ª edição do Prêmio Claudia premiou na categoria Ciências a professora Elisabete Gouveia Dal Pino, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O prêmio reconhece iniciativas que promovem impacto social em todo o Brasil.

Dal Pino é uma das líderes do projeto internacional Cherenkov Telescope Array, que está construindo o maior observatório astronômico para detecção de raios gama, a radiação eletromagnética de mais alta energia. Com isso, será possível investigar estruturas que ainda suscitam muitas dúvidas à ciência, como buracos negros e matéria escura. O projeto tem apoio da Fapesp por meio do Projeto Temático “Investigação de fenômenos de altas energias e plasmas astrofísicos”, coordenado por Dal Pino.

Em uma de suas importantes colaborações no campo da Astrofísica, a pesquisadora, junto com seu aluno de doutorado Behrouz Khiali, propôs um mecanismo que pode explicar a origem de neutrinos de alta energia detectados na Antártica. Antes da pesquisa, não se havia encontrado um mecanismo capaz de gerar neutrinos como esses que chegaram à Terra.

Dal Pino também coordenou projeto de pesquisa que obteve importantes resultados no estudo de plasmas astrofísicos. Um dos destaques da pesquisa foi o estudo da aceleração de raios cósmicos em regiões de reconexão magnética.

Bacharel em Física, com doutorado e mestrado em Astronomia pela USP, e pós-doutorados pelas universidades Harvard e Califórnia em Berkeley, Dal Pino foi também pesquisadora associada do Centro Internacional de Física Teórica de Trieste (ICTP) e professora visitante das Universidades de Princeton e Wisconsin, Universidade Autónoma de México, Universidade de Pisa e dos observatórios de Nice e Meudon-Paris (França), Arcetri e Bologna (Itália).

Em pesquisa, Dal Pino tem experiência na área de Astronomia, especialmente em Astrofísica de Altas Energias e Plasmas Astrofísicos, com ênfase em fluidos magneto-hidrodinâmicos e aplicações em Astronomia do meio interestelar, estelar, extragaláctica e Cosmologia.

Os outros vencedores da 22º edição do Prêmio Claudia foram: Conceição Evaristo (Cultura), Fernanda Feitosa (Negócios), Denice Santiago (Políticas Públicas), Fernanda Honorato (Trabalho Social), Mc Soffia (Revelação), Eufrasia Agizzio (consultora Natura Inspiradora) e Avanildo Duque da Silva (Eles por Elas). 

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114