Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 18 de outubro de 2017, 06h33

Terceira edição da BBEST discutirá desafios tecnológicos para a bioenergia


Recentes avanços de pesquisas científicas e tecnológicas em bioenergia – como as primeiras plantas desenvolvidas no Brasil e nos Estados Unidos para produção do etanol de segunda geração e a produção industrial de bioplásticos de primeira e segunda geração – estão no foco da terceira BBEST – Brazilian BioEnergy Science and Tecnology Conference, que será realizada em Campos do Jordão (SP) de 17 a 19 de outubro de 2017.

Com o tema central “Designing a Sustainable Bioeconomy” (Projetando uma bioeconomia sustentável), a conferência destaca o papel das comunidades científica e empresarial na solução de desafios tecnológicos sobre o uso sustentável de recursos biológicos. Algumas áreas e tópicos de palestras e debates são relativos a matérias-primas – como agronomia, melhoramento genético e biotecnologia de plantas energéticas –, e também a motores e outros dispositivos de conversão de energia, sustentabilidade e impactos ambientais e socioeconômicos da produção de bioenergia.

Paralelamente à programação científica, a BBEST 2017 promoverá atividades para incentivar a colaboração entre o setor privado e a academia, como apresentações das estratégias de P&D de empresas convidadas, rodadas de discussão entre empresários e pesquisadores, além de oportunidades de apoio a projetos de pesquisa no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fapesp.

Na véspera da abertura da conferência haverá cursos tutoriais em empreendedorismo/criação de planos de negócios para desenvolvimento de inovações sustentáveis; produção industrial de biocombustíveis; cana-de-açúcar e cana-energia; sustentabilidade no uso da água e da terra na produção de bioenergia.

Participam da conferência pesquisadores, profissionais e estudantes brasileiros e de outros nove países ligados a universidades e instituições de pesquisa, governo, organizações não governamentais, agências de energia, indústria e empresas públicas e privadas. A conferência tem apoio da Fapesp no âmbito do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

Lançado em 2008, o BIOEN financia pesquisas realizadas por mais de 300 cientistas no Brasil e no exterior que envolvem desde a biologia molecular de plantas energéticas, como a cana-de-açúcar, à melhoria de motores movidos a biocombustível.

BBEST 2017 – Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference
Data: 17 a 19 de outubro de 2017
Local: Campos do Jordão Convention Center; av. Macedo Soares, 499, Campos do Jordão, São Paulo

Mais informações, inscrições e programação: www.bbest.org.br

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114