Cuiabá | MT 23/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 31 de outubro de 2017, 08h01

Doutorado e Mestrado em Geotécnica com Bolsa da Fapesp


O projeto de pesquisa “Viabilização da utilização do lodo de ETA como material de cobertura de aterros sanitários e na construção de aterros em solos compactados” abriu duas vagas com Bolsas da Fapesp.

O projeto é desenvolvido na Escola Politécnica da USP com apoio da Sabesp e da Fapesp por meio do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da Fapesp. O prazo de inscrição termina no dia 4 de novembro de 2017.

O trabalho se propõe a pesquisar as propriedades geotécnicas de misturas solo e lodo para emprego em obras de terra. O solo a ser estudado é uma argila laterítica residual de diabásio, representativa de um grupo de solos de larga ocorrência no Estado de São Paulo, e o lodo a ser investigado será coletado na Estação de Tratamento de Água de Cubatão. Será feita a caracterização química e mineralógica do solo e lodo, assim como a caracterização geotécnica do solo, lodo e misturas.

As misturas serão realizadas em quatro proporções solo e lodo e submetidas a ensaios de compactação. A partir dos resultados dos ensaios de caracterização geotécnica e compactação, será selecionada uma mistura, a qual será investigada em relação à permeabilidade, adensamento e resistência ao cisalhamento, com secagem anterior à compactação.

Uma das vagas é para mestrado e a outra para doutorado. Os interessados em se inscrever devem enviar currículo para a professora coordenadora do projeto, Maria Eugenia Gimenez Boscov (meooscov@usp.br).

Mais informações sobre as vagas disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1771 e fapesp.br/oportunidades/1772.

Para informações sobre bolsas de mestrado acesse www.fapesp.br/bolsas/ms. Para mais informações sobre bolsas de doutorado acesse www.fapesp.br/261

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114