Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 17 de janeiro de 2018, 08h48

Treinamento técnico em Química no Ipen com Bolsa da Fapesp


Uma oportunidade de treinamento técnico nível três (TT-3), com Bolsa da FAPESP, está aberta para o Projeto Temático “Estudos sobre o uso do bioetanol em células a combustível do tipo PEMFC e SOFC”, desenvolvido no Centro de Células a Combustível e Hidrogênio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e coordenado pelo professor Marcelo Linardi. A inscrição deve ser feita até dia 15 de fevereiro de 2018.

Segundo Linardi, o projeto aborda temas críticos aos principais desafios científicos e tecnológicos relativos ao avanço do uso do etanol em células a combustível.

“O uso do bioetanol em células a combustíveis do tipo PEMFC (Proton Exchange Membrane Fuel Cell) e SOFC (Solid Oxide Fuel Cell), seja diretamente como combustível ou indiretamente na forma de hidrogênio, ainda apresenta uma série de barreiras que necessitam ser superadas para que estes dispositivos possam apresentar alta eficiência, durabilidade, confiabilidade e baixo custo”, disse.

O bolsista será responsável por auxiliar nos experimentos de avaliação de catalisadores aplicados à reação de oxidação preferencial do monóxido de carbono (PROX-CO) em misturas ricas em hidrogênio. A oportunidade é voltada para alunos graduados do nível superior em Química ou Engenharia Química.

Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail para o pesquisador Estevam Vitorio Spinacé (espinace@ipen.br), junto com curriculum vitae e histórico escolar do curso de graduação.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1893.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.195,60 e é direcionada a alunos graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as Bolsas de Treinamento Técnico: www.fapesp.br/bolsas/tt .

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114