Cuiabá | MT 16/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 08 de abril de 2018, 13h42

Empresa de transporte futurista Hyperloop abre centro de pesquisa no Brasil


Uma empresa que surgiu de uma ideia de Elon Musk, o bilionário fundador da marca de carros elétricos Tesla e da empresa de aviação espacial SpaceX, está chegando ao Brasil. A Hyperloop TT anunciou nesta sexta-feira, 6, a inauguração de um centro global de pesquisas no país.

O centro fica numa área de 22.000 metros quadrados em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O objetivo da instalação de pesquisa é desenvolver novas soluções em tecnologia de transportes e logística para o mundo inteiro.

A Hyperloop TT é uma das muitas empresas norte-americanas que usam nomes parecidos. Elas são mais conhecidas pelo desenvolvimento de "trens a vácuo", modelo de transporte coletivo de alta velocidade, que estão em fase de teste nos EUA.

Essa tecnologia foi proposta pela primeira vez por Elon Musk, que deixou a ideia e o nome disponíveis em domínio público para empresas que quisessem transformá-los em realidade. A Hyperloop TT é uma delas, ainda que não tenha qualquer envolvimento direto com Musk.

O conceito do hyperloop imaginado pelo bilionário e buscado pela empresa é o de um meio de transporte em que pessoas ou cargas são colocados em uma cápsula, que é então disparada por tubos vedados em altíssima velocidade.

Por enquanto, não há previsão para a chegada de transportes desse tipo ao Brasil pelas mãos da Hyperloop TT. O centro de pesquisa serve, a princípio, para que a empresa desenvolva novas soluções de logística, para si e para clientes.

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114