Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 07 de abril de 2018, 21h36

Zuckerberg admite que brecha pode ter exposto maioria dos usuários do Facebook


.

Durante muito tempo, o Facebook teve uma opção que permitia usar o telefone de alguém no campo de buscas da rede social para encontrar o seu perfil. A empresa anunciou a desativação desse recurso após concluir que a maior parte de seus usuários podem ter tido dados acessados de forma indevida desta forma.

Em comunicado publicado na última quarta-feira, 4, Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, explica que as técnicas de coletas de informações que utilizavam esse procedimento eram amplamente sofisticadas, embora o conceito seja bem simples: ganhe acesso a um número telefônico comprando-o de alguma fonte e jogue-o no Facebook para saber quem é a pessoa associada a ele.

“Agentes mal-intencionados abusaram dos recursos para coletar informações públicas de perfis ao buscar por um número telefônico ou um endereço de e-mail e recuperação de conta. Diante da escala e da sofisticação da atividade que vimos, acreditamos que a maior parte das pessoas no Facebook tiveram suas informações públicas coletadas desta forma”, diz Schroepfer.

A informação foi corroborada por Mark Zuckerberg em uma conferência na qual ele deu mais detalhes sobre como o Facebook passou a restringir o acesso aos dados de seus usuários. “Eu presumo que, se você tinha essa configuração ligada, alguém em algum momento tem acesso às suas informações públicas de alguma forma”, afirmou o executivo.

O Facebook explica que essa função de que o recurso foi criado para encontrar pessoas em idiomas no qual a digitação do nome não é tão simples (imagine que você durante uma viagem fez um amigo na Tailândia ou na Rússia, por exemplo, onde são usados alfabetos diferentes do nosso), ou para distinguir entre pessoas com nomes diferentes. A partir de agora, o Facebook removeu o recurso e anunciou mudanças no sistema de recuperação de contas para reduzir o risco de coleta de dados.

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114