Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 16 de agosto de 2018, 08h06

Pós-doutorado em microbiologia e bioinformática com Bolsa da Fapesp


Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da Fapesp está disponível no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP para o Projeto Temático “Mudanças climáticas e impactos ambientais em áreas alagadas (wetlands) do Pantanal (Brasil): quantificação, fatores de controle e previsão em longo prazo”, coordenado pelo professor Adolpho José Melfi. O prazo de inscrição vai até 20 de agosto de 2018.

Supervisionado pela professora Marli de Fátima Fiore, o projeto estuda a biogeografia de comunidades microbianas em águas e solos de lagoas salino-alcalinas do Pantanal brasileiro e os processos microbianos que influenciam na formação desses ambientes. A partir do sequenciamento de DNA de amostras ambientais serão investigados os grupos taxonômicos microbianos e vias metabólicas por meio de modelagem in silico e a integração funcional de dados ômicos.

O beneficiário estará envolvido em todas as etapas da aquisição de dados microbiológicos, incluindo a participação em expedições de campo. A integração do pós-doutorado com outros pesquisadores envolvidos no projeto é desejável.

Os candidatos devem ter experiência prévia em Microbiologia, Genética Bacteriana e Bioinformática, incluindo técnicas microbiológicas básicas, análises independentes de cultivo de comunidades microbianas, métodos de sequenciamento de DNA em plataformas de alto rendimento e análises de expressão e função de genes bacterianos e/ou metabólitos secundários microbianos.

Além disso, é necessário conhecimento de softwares para montagem de genomas, bem como habilidades no uso de plataformas para análises em larga escala (MG-RAST, QIIME, IMG/M, entre outros). Candidatos potenciais devem ter habilidades de programação para análises estatísticas e modelagem, empregando linguagens de script, como Python ou Perl, entre outras; e a linguagem estatística R. A familiaridade com sistemas operacionais baseados em Unix é desejável.

Os candidatos deverão enviar e-mail para Marli de Fátima Fiore (fiore@cena.usp.br) com a seguinte documentação anexada: carta de motivação, duas cartas de referência, curriculum com artigos publicados e resumo da tese de doutorado.

A seleção será feita primeiramente com base nos currículos dos candidatos, seguida de entrevista pessoal (máximo de cinco candidatos selecionados para essa fase), em que as habilidades nos temas serão verificadas e também outros pontos em comuns serão discutidos.

Mais informações sobre a vaga em www.fapesp.br/oportunidades/2233.

A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114