Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 25 de agosto de 2018, 07h06

Pesquisadores debatem bases neurobiológicas das emoções


Emoções humanas básicas como tristeza, raiva, alegria e mesmo outras mais complexas como compaixão e gratidão ganham cada vez mais espaço nas Neurociências. O novo campo da Neurociência Social e Afetiva é tema da São Paulo School on Advanced Science on Social and Affective Neuroscience, que ocorre até 31 de agosto em São Paulo. O evento tem apoio da Fapesp.

  

“Essa Escola São Paulo de Ciência Avançada se propõe a discutir as bases neurobiológicas que subjazem as questões relacionadas à moral, à interação humana e às emoções”, disse Paulo Sérgio Boggio, coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie e organizador do evento.

“Estamos discutindo aspectos do julgamento e do desenvolvimento moral. Temos também uma parte de neurociência clínica, já que na neurociência afetiva aprendemos muito sobre depressão e ansiedade e alguns outros transtornos”, disse Boggio.

Participam palestrantes do Brasil e de diversas partes do mundo, como Lauri Nummenmaa, da Universidade Turku, na Finlândia, Wataru Sato, da Universidade de Kyoto, no Japão, e Thalia Wheatley, do Dartmouth College, Estados Unidos.

O evento recebeu mais de 250 inscrições, das quais foram selecionados 80 alunos de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado. Desses, 30 são brasileiros, 15 deles do Estado de São Paulo.

Boggio explica que o evento é dividido em “lectures”, palestras com pesquisadores do Brasil e do exterior, e seções de “hands on”, em que os participantes formam grupos e desenvolvem trabalhos em laboratório com eletroencefalograma, estimulação cerebral, sistema de rastreamento de movimentos oculares (eye tracking), entre outros.

Além disso, os participantes apresentam os trabalhos que desenvolvem em seus laboratórios de origem em duas sessões de pôsteres. A ideia é que discutam com os colegas e palestrantes possíveis colaborações. No último dia, eles avaliarão a escola.

Para saber mais sobre a programação, acesse: https://www.mackenzie.br/en/eventos/universidade/sao-paulo-school-of-advanced-science-on-social-and-affective-neuroscience/.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114