Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 10 de fevereiro de 2021, 08h12

Pesquisa com apoio da FAPESP sobre doença de Crohn ganha prêmio internacional


.

Pesquisa que identifica potencial biomarcador de reaparecimento da doença de Crohn recebeu prêmio de melhor estudo na área cirúrgica durante o congresso norte-americano Advances in Inflammatory Bowel Diseases, que aconteceu em dezembro de 2020.

O estudo, intitulado “MicroRNA 650 Expression in Crohn's Disease: A Possible Biomarker for Post-Operative Follow-Up”, foi realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com coordenação da professora Raquel Franco Leal, da Unicamp, e teve financiamento da FAPESP.

A pesquisa incluiu pacientes com doença de Crohn ileocecal ativa que foram submetidos à cirurgia. O estudo apontou o microRNA 650 como um potencial biomarcador de reaparecimento da doença após a cirurgia de pacientes com doença de Crohn.

A doença está relacionada a uma variação no sistema imune e tem origem genética e ambiental. Uma das características do problema é o aumento do chamado tecido adiposo mesenterial, que fica próximo às alças intestinais. Nos pacientes com a doença, essas dobras do intestino ficam constantemente inflamadas, gerando diarreias nos casos mais leves ou mesmo demandando cirurgia nos mais graves, quando há perfuração ou obstrução intestinal.

O resumo do estudo foi publicado na revista científica The American Journal of Gastroenterology. O trabalho faz parte de uma pesquisa maior que foi descrita em reportagem da Agência FAPESP.

Fapesp 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114