Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 28 de julho de 2021, 17h54
17 5

Projeto de adequação do TCE-MT à LGPD começa nesta quinta-feira


Tem início nesta quinta-feira (28) o projeto de adequação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os líderes e servidores do órgão, convocados pela Presidência, participam do projeto de adequação entre os meses de julho e outubro.

O primeiro encontro, presencial, acontece no Auditório da Escola Superior de Contas, onde haverá um alinhamento geral sobre os conceitos da LGPD e as orientações acerca dos procedimentos a serem adotados a partir de agora. O objetivo é aprimorar o serviço prestado à sociedade e consolidar o TCE-MT como referência para seus jurisdicionados.

Nos eventos seguintes, os participantes farão o inventário das normas e dos processos internos impactados pela lei e o respectivo plano de adequação. Também serão produzidas propostas normativas para adequar os regulamentos atualmente vigentes e a estrutura organizacional do TCE-MT às exigências da Lei.

O projeto será coordenado pela Secretaria Geral da Presidência, com o apoio da Escola Superior de Contas, e contará com a instrutoria da auditora do TCU Shirley Gildene Brito Cavalcante e a tutoria de professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a ser definido pela Fundação Uniselva.

É recomendável que os participantes busquem conhecimento prévio sobre o tema, consultando os conteúdos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm) e dos links sobre Lei Geral de Proteção de Dados no portal do TCU (https://portal.tcu.gov.br/lgpd/).

As datas, horários e pautas de todos os encontros presenciais e telepresenciais, bem como a lista de unidades convocadas foram comunicadas pela Presidência via CI Circular nº 36/2021/GABPRES (aqui).

A LGPD

Em 2018, foi editada a lei 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tendo como objetivo garantir segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais dos cidadãos.

A lei determina como empresas e órgãos públicos podem coletar, armazenar e usar dados das pessoas. Isso traz significativo impacto nos normativos e processos de trabalho do TCE-MT, que precisam ser ajustados ao novo marco legal, o que passou a ser um dos projetos prioritários da atual gestão.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114