Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 24 de outubro de 2021, 23h49

20 anos atrás, a Apple lançou o iPod, a porta de entrada perfeita para o Mac


É difícil lembrar, mas 20 anos atrás, a Apple não era uma empresa muito legal. Claro, o OS X era intrigante, e o PowerBook de titânio era definitivamente um computador legal, mas quando a maioria das pessoas pensava na Apple, provavelmente era o colorido e bulboso iMac G3 que surgiu na cabeça das pessoas. A empresa estava começando a construir sua reputação de produtos realmente desejáveis, mas ainda não havia se consolidado.

Tudo mudou em 23 de outubro de 2001 , quando Steve Jobs tirou o primeiro iPod do bolso. Para uma geração de fãs de música, tornou-se o item fundamentalmente legal que era mais do que apenas uma moda passageira. Não é exagero dizer que reinventou a indústria da música e, ao mesmo tempo, abriu um caminho para que a Apple se tornasse a maior empresa do mundo. Era a droga de porta de entrada definitiva para fazer com que pessoas que nunca haviam comprado um produto da Apple antes vissem do que se tratava.

Neste ponto, a recepção um tanto cética ao iPod é parte da tradição da indústria de tecnologia - particularmente a rejeição do produto pelo Slashdot como “coxo” em comparação com um MP3 player Nomad. (Levante a mão se você já usou um Nomad. Foi o que pensei.) E não é como se o produto fosse um sucesso instantâneo - o primeiro iPod custava US $ 400 e só funcionava com o Mac, dois fatores que limitavam seu apelo.

Essas limitações ajudaram a obter algum prestígio sério, no entanto. Ver um iPod em liberdade era uma raridade, e meus amigos proprietários de Mac que foram os primeiros a adotá-lo tiveram que lidar com minhas perguntas e pedidos incessantes para segurá-lo e girar sua roda característica. Não ajudou que meu colega de quarto de faculdade (que tinha um PowerBook e iPod de titânio) e meu amigo designer gráfico (com um PowerMac G4 e iPod) falavam constantemente sobre como seu hardware era excelente. Eu estava preparado para me tornar um daqueles trocadores de que a Apple gostava de falar no início dos anos 2000.

O iPod pode ter começado como um produto exclusivo para Mac, mas menos de um ano depois, a Apple o abriu para os outros 98% dos usuários de computador, apresentando um modelo compatível com o Windows no verão de 2002. Menos de um ano depois Com isso, a Apple redesenhou completamente o iPod e lançou uma nova versão do iTunes para Windows. Ao mesmo tempo, a Apple lançou a iTunes Music Store , tornando muito mais fácil colocar músicas legais em um iPod. Com isso, o iPod mudou totalmente para o mainstream.

Não há uma boa maneira de quantificar quantas pessoas compraram um iPod para Windows e depois mudaram para um Mac. Mas as vendas do Mac aumentaram de cerca de 3 milhões em 2003 para mais de 7 milhões em 2007. A mudança da Apple para processadores Intel mais potentes em 2005 provavelmente ajudou na adoção, mas o “efeito halo” do iPod era frequentemente citado em meados dos anos 2000 como um driver da crescente popularidade do Mac.

As vendas crescentes do Mac e o dispositivo eletrônico de consumo mais popular da década realmente pavimentaram o caminho para que o iPhone fosse o sucesso monumental de que já era. Claro, o iPhone acabou matando o iPod, mas como Steve Jobs disse , ele preferia canibalizar as vendas da Apple com outro produto da Apple do que deixar outra empresa fazer isso - foi assim que ele justificou a existência do iPod touch, que era basicamente um iPhone sem telefone.

Eu posso estar exagerando na evolução do iPod para Mac para iPhone, porque eu vivi isso. Depois de comprar um iPod de segunda geração em 2002 (hora de admissão embaraçosa: também comprei mais quatro iPods de tamanho normal entre então e 2009), comprei meu primeiro Mac em 2003 e o primeiro iPhone no final de 2007. Lembro-me de estar mais animado com isso meu primeiro iPhone do que meu primeiro iPod, principalmente porque era anos-luz melhor do que o Moto RAZR que eu estava usando na época. Mas meu primeiro iPod também foi um grande avanço em relação aos tocadores de MP3 que eu possuía antes. E no começo dos meus 20 anos, não havia nada mais importante para mim do que música.

Isso pode não me tornar único, mas ainda é verdade. Antes que o iPod estivesse em todos os lugares, alguém que tinha um era alguém em quem você podia confiar. Eles levavam a música tão a sério quanto você; eles sabiam como era libertador ter seus 100 álbuns favoritos com você, sob demanda, sempre que você precisasse deles. Em um mundo onde a Apple Music oferece acesso a 90 milhões de músicas em qualquer lugar por 10 dólares por mês, isso pode parecer estranho. Mas, 20 anos atrás, foi uma revelação.

Ainda tenho o último iPod que comprei, um iPod classic de 2008 com 120 GB de armazenamento - quase o mesmo espaço que tenho no meu iPhone 12 Pro. Ainda está repleto de música, cerca de 11.000 canções, a maioria das quais vem de álbuns que selecionei cuidadosamente ao longo do tempo. A maioria deles ainda está em minha biblioteca do Apple Music, que agora aumentou para mais do que o dobro desse tamanho, com mais de 25.000 canções.

Ainda acredito firmemente na arte de fazer um bom álbum, mas também colecionei milhares de singles, ou um punhado de canções de artistas que chamam minha atenção em uma das muitas listas de reprodução selecionadas por aí. A indústria da música mudou, e eu também mudei. Se isso é uma coisa boa ou não, é um debate para outro momento, mas não há dúvida de que tanto a indústria da música quanto a da tecnologia mudaram completamente por causa do iPod - algo que sua introdução humilde há 20 anos atrás apenas insinuou.

Engadget




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114