Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 31 de outubro de 2021, 13h46

Tesla parece ter encomendado bateria inferior e mais barata para novos carros


A Tesla pode ter solicitado uma encomenda gigantesca de 45 GWh de células de bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) da fabricante chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL). Os rumores de agora vão na linha de uma indicação feita por Elon Musk no começo do ano, sobre sua empresa estar estudando a mudança do material usado nas baterias de seus carros elétricos.

Segundo o CEO, a alteração seria do níquel para o LFP, motivada por conta da alta nos preços do material no mercado. Na China, os carros de alcance padrão Tesla Model 3 e Model Y já estão sendo produzidos com células de fosfato de ferro e lítio.

Baterias desse material são tradicionalmente mais baratas e seguras. Entretanto, elas são de um tipo inferior, que oferece menos densidade de energia. Em outras palavras, fornecem menos eficiência e menor alcance para veículos elétricos.

Baterias para produção de 700 a 800 mil veículos Tesla
O uso do LFP nos carros de baixo custo da Tesla faria com que as baterias de íons de lítio ficassem disponíveis para os modelos mais caros da marca. Ao que tudo indica, a fabricação do LFP melhorou o suficiente recentemente e faz sentido usar as baterias sem cobalto em veículos mais baratos e de menor alcance.

De acordo com um relatório da China, a Tesla reservou 45 GWh de baterias de LFP da empresa líder de baterias elétricas CATL, visando o plano de vendas da empresa americana do próximo ano. Principalmente para os veículos Model 3 e Model Y, com uma quantidade suficiente de células para produzir entre 700 mil e 800 mil carros, dependendo do mix de modelos da linha padrão.

O relatório aponta para conversas contínuas entre a Tesla e a CATL para novos contratos de fornecimento de baterias. Ainda segundo as informações, a Tesla pode ter garantido células de bateria suficientes para produzir cerca de 1,5 milhão de veículos em 2022.

Foto: Shutterstock

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114