Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 18 de fevereiro de 2022, 20h24

Anatel e Embraer vão avaliar se 5G pode atrapalhar o tráfego aéreo no país


 

.

 

São Paulo – Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a fabricante brasileira de aviões Embraer, anunciaram que realizarão um estudo sobre a possível interferência do 5G nos sistemas de aproximação das aeronaves de aeroportos, que podem controlar, por exemplo, a distância do avião em relação ao solo. A pesquisa foi motivada por uma suspeita de interferência do 5G na faixa de frequência de 3,5 GHz, considerada a principal para a operação comercial da nova tecnologia.

 

Para Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel Brasil, multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas, apesar de outros países já terem iniciado a implementação da quinta geração de internet móvel, ainda é tudo muito recente e esse tipo de estudo é imprescindível por diversos fatores, como por exemplo as variações na faixa de frequência que as operadoras estão autorizadas a usar em cada lugar.

 

Esta não é uma polêmica apenas no Brasil, nos Estados Unidos, onde a fase de implementação do 5G está mais avançada, essa questão já causou cancelamentos e alterações nos voos, apesar de nenhum incidente ter sido registrado.

 

“Não há dúvidas que o 5G vai provocar uma revolução digital por permitir o tráfego de dados muito mais rápido, tornar as conexões mais estáveis e suportar um número elevado de equipamentos conectados ao mesmo tempo, mas ele exige cautela como qualquer novidade”, comenta o executivo.

 

Ainda não há datas para início das avaliações da Anatel em parceria com a Embraer e nem para divulgação dos resultados preliminares. Até o momento o cronograma inicial para implementação do 5G no Brasil segue inalterado, com início a partir de julho deste ano.

 

Serviço:

A Zyxel é uma multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas. Com forte presença global em mais de 150 mercados atendidos entre os cinco continentes, a companhia oferece inovações tecnológicas e conecta o mundo à internet há mais de 30 anos, construindo as redes do futuro e ajudando a explorar o potencial do mundo para satisfazer as necessidades do trabalho moderno.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114