Cuiabá | MT 23/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 28 de fevereiro de 2022, 07h23

Escola superior de ciência do CNPEM divulga lista de aprovados


Estudantes de todas as regiões do Brasil estão entre os 40 selecionados para a primeira turma da Ilum; 22 são mulheres

Microscópio de força atômica, no laboratório de equipamentos especiais da Ilum  

A Ilum Escola de Ciência, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), divulgou os 40 candidatos aprovados no processo seletivo para a sua primeira turma. A lista está disponível no site https://ilum.cnpem.br/lista-aprovados/. O processo de seleção recebeu um total de 943 inscrições, com uma relação de 24 candidatos por vaga. Entre os aprovados, há estudantes de todas as regiões do país e a maioria (22) é do sexo feminino.

 

Os alunos aprovados deverão fazer a matrícula entre os dias 3 e 6 de março, on-line ou presencialmente na secretaria da escola. As aulas começam no dia 7. O curso de Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum é gratuito, reconhecido pelo MEC e tem a nota máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

“Há estudantes muito talentosos por todo o Brasil, com verdadeira vocação para a ciência, e ficamos muito felizes de ter essa diversidade entre os aprovados, com alunos de nove estados e do Distrito Federal, e poder contribuir para o desenvolvimento desse potencial”, afirmou Adalberto Fazzio, diretor da Ilum.

 

O diretor destacou também o fato de 22 dos 40 aprovados serem do sexo feminino. “Ainda há uma presença masculina muito forte na área de ciências, especialmente no que chamamos de STEM, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Entre os dez primeiros colocados aqui da Ilum, nove são do sexo feminino. Esse resultado mostra que, cada vez mais, as mulheres estão buscando, e ganhando, espaço na carreira científica”, afirmou.

Escola inovadora

A Ilum é uma escola que nasceu com uma proposta pioneira de ensino da ciência com o objetivo de formar, de forma precoce, em três anos e com aulas em período integral, uma nova geração de cientistas e pesquisadores, além de especialistas em áreas como inteligência artificial, machine learning e ciência de dados. A metodologia também é inovadora, baseada no ensino ativo e em projetos focados na resolução de problemas de forma interdisciplinar.

 

“As questões que desafiam a ciência hoje, na saúde, no clima, na agricultura, no desenvolvimento de materiais e várias outras, exigem um cientista que consiga pensar em soluções não de forma segmentada em disciplinas, mas considerando todas as áreas de forma integrada porque envolvem os vários campos do conhecimentos. Pegando, por exemplo, o clima, tem matemática, química, biologia envolvidas e mesmo áreas das ciências humanas, com o impacto sobre as populações. Queremos que nossos alunos estejam preparados para lidar com essas questões, que sejam profissionais preparados para o futuro”, afirma Fazzio.

 

A formação na Ilum é baseada em uma forte base teórica e aplicação desses conceitos na prática. Desde o início do curso, os alunos têm acesso aos laboratórios didáticos avançados da escola, com equipamentos como microscópios de força atômica, de tunelamento e ópticos, espectrômetros Raman, laboratórios de computação e úmido. “Nossos alunos terão toda a infraestrutura para que sejam pesquisadores desde o primeiro semestre do curso”, destaca Nelson Studart, coordenador acadêmico da Ilum.

 

O curso inclui ainda imersões no CNPEM, a maior infraestrutura de pesquisas do País, onde terão contato direto com os pesquisadores e trabalhos científicos de fronteira, e poderão usar os mais modernos laboratórios para desenvolver seus projetos. “Essa é uma oportunidade única. Eles não só terão a vivência com a pesquisa de ponta, mas poderão fazer networking com centenas de cientistas. Em outros países, para entrar num laboratório do nível do CNPEM, geralmente, é só para conhecer”, diz Fazzio.

 

Todos os aprovados terão moradia, alimentação e transporte à Ilum e ao campus do CNPEM gratuitamente. Os estudantes que desejarem já poderão ocupar as quitinetes a partir do dia 3, quando começa o período de matrículas. Os alunos receberão ainda, no início do curso, um laptop com todos os softwares necessários para a rotina acadêmica.

Serviço

Ilum Escola de Ciência

Curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Período de matrícula: 3 a 6 de março

Início das aulas: 7 de março

Duração do curso: três anos

Site aqui




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114