Cuiabá | MT 23/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 11 de fevereiro de 2014, 18h41

Malware de ciberespionagem contra governos, incluindo o Brasil, é descoberto pela Kaspersky


 Malware ligado a operações ciberespionagem contra governos foi identificado pela equipe de pesquisa de segurança da Kaspersky Lab e anunciado nesta terça-feira (11). Nomeada de “The Mask”, a ameaça baseada em língua espanhola (também conhecida como Careto) foi construída em cima de um complexo conjunto de ferramentas de malware multiplataformas com objetivo de compilar dados sensíveis de sistemas infectados.

A companhia de software de segurança digital contabiliza que 31 países foram vítimas dos ataques dirigidos, incluindo o Brasil e países como China, Estados Unidos e Reino Unido. Além de governos, embaixadas e escritórios diplomáticos, empresas do setor de energia, petróleo, gás e organizações de pesquisa e ativistas estão entre os alvos do malware. Segundo a Kaspersky Lab, algumas amostras do Careto indicam que atividades de ciberespionagem relacionadasa ele são desenvolvidas por criminosos desde 2007. Até o momento, foram observadas cerca de 380 vítimas únicas entre mais de 1000 Ips.

A complexidade do malware está ligada à combinação de ferramentas como rootkit, bootkit, versões para Mac OS X e Linux e, possivelmente, para iOS (iPad e iPhone), que juntas permitem o acesso a documentos, chaves de criptografia VPN, chaves SSH (para identificar usuários em um servidor SSH) e arquivos RDP (utilizados pelo Remote Desktop Client com intuito de abrir automaticamente uma conexão com um computador reservado).

Assim, o criminoso consegue interceptar todos os canais de comunicação e coletar as informações importantes da máquina acometida. As consequências dessa infecção podem ser desastrosas, uma vez que a sofisticação do malware torna sua detecção extremamente difícil graças a utilização de recursos rootkit, funcionalidades built-in e módulos de ciberespionagem adicionais.

(Information Week)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114