Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 23 de abril de 2014, 17h39

Azambuja homenageia médica por trabalhos prestados em áreas rurais


 O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Antonio Azambuja (PP) homenageou com “Moção de Aplauso” em reconhecimento público à doutora Tereza Cristina Jeunon Sousa, pelo “Prêmio Promoção da Saúde Rural”. A médica foi destaque pelo trabalho em prol da saúde das populações rurais do município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O prêmio foi entregue pela Comissão Nacional da 12ª Conferência Mundial de Saúde Rural da Wonka durante o IV Congresso Sul - Brasileiro de Medicina da Família e Comunidades.

Para Tereza Jeunon as atividades nas comunidades rurais, além de visitas individuais e da família, consistem de visitas domiciliares, atividades educacionais nas escolas, centros comunitários e locais de trabalho de acordo com as necessidades de saúde. “Viver próximo aos meus pacientes me ajuda a ser uma médica mais humana e familiarizada com cada um deles, de maneira que ajuda que resulta na boa qualidade de vida”, frisou Tereza.

Azambuja explica que a médica promove a atenção à saúde integral da população residente na área rural de Vila Bela. “O trabalho prestado pela profissional de saúde, Tereza Cristina, representa o compromisso com a promoção da igualdade à saúde, uma vez que assegura a intervenção sobre os problemas peculiares e ao trabalho no campo”.

Antonio Azambuja, que também é médico esclarece que a função realizada pela homenageada junto às comunidades rurais, não é nada fácil. O parlamentar descreveu ainda que a tarefa seja um desafio que requer um processo ágil de educação permanente da profissional de saúde e dessa população, de modo a permitir a compreensão sobre as especialidades da relação entre o processo de trabalho no campo e a saúde.

De acordo com o deputado, o papel desempenhado por médicos que escolheram atuar em áreas rurais requer habilidades diferentes, como por exemplo, realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, os quais, em áreas urbanas, comumente seriam encaminhados para outros locais do sistema e outros profissionais.

Para o autor da moção, Tereza desempenha com bom êxito e competência os atendimentos tipicamente rurais. “A relação da Tereza Cristina com as comunidades rurais são muito próximas”, testificou o médico e deputado.

A Moção de Aplausos foi apresentada e aprovada em Sessão Ordinária no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

 

Currículo:

 

Tereza Cristina Jeunon Sousa, 60 anos, casada com o arquiteto boliviano, Osvaldo Zenteno Pereira, tem três filhos, Fernanda 30 anos, Denise 27 anos e Osvaldo 33.

Formada em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no ano de 1978.

Foi para Bolívia em 1979, onde permaneceu 22 anos atuando na área da saúde. Partiu para Vila Bela da Santíssima Trindade no ano de 2001, através do Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde (PITS). Atualmente a médica é concursada no município onde atua no Programa Saúde da Família (PSF).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114