Cuiabá | MT 18/04/2024
Política MT
Sábado, 19 de julho de 2014, 18h52

Projeto de Lei do vereador Arilson determina emissão de boletos em Braille em Cuiabá


 

Garantir a acessibilidade, este é o objetivo do Projeto de Lei aprovado na Câmara de Cuiabá que determina a emissão das contas em Braille aos portadores de deficiência visual. O projeto do vereador Arilson da Silva (PT) assegura a estas pessoas o direito de receber sem custo adicional, os boletos para pagamento de suas contas de água, energia elétrica e telefonia móvel e fixo e demais débitos pagos via boletos bancários.

O Projeto de Lei já foi aprovado pela Câmara de Cuiabá e agora só depende da prefeitura para que haja acessibilidade e autonomia às pessoas com deficiência visual. O projeto do vereador Arilson da Silva foi elaborado após debates com a sociedade e atende a reivindicação da Associação Matogrossense dos Cegos.

“Nosso Projeto de Lei já tem a aprovação dos vereadores da Câmara e esperamos que a prefeitura atenda a esta necessidade de inclusão e acessibilidade. Nada mais justo que as pessoas com deficiência visual possam receber suas contas no alfabeto Braille. Queremos que Cuiabá seja exemplo atendendo a reivindicação dessas pessoas. Garantir a inclusão é o nosso dever”, afirma o vereador Arilson da Silva.

O Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.

Atualmente em Cuiabá, há aproximadamente 280 deficientes visuais cadastrados na Associação Matogrossense dos Cegos. Este número pode ser bem maior, pois nem todos estão cadastrados. Segundo a ONU, cerca de 14% da população sofre de alguma deficiência visual.

Câmera Cuiabá




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114