Cuiabá | MT 16/04/2024
Política MT
Terça, 19 de agosto de 2014, 10h31

Governo vai conceder bolsa monitoria


Em 2015, o Governo do Estado – por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc) – vai instituir nas escolas estaduais a bolsa monitoria para os alunos matriculados no ensino médio. Os valores pagos aos estudantes interessados são de R$ 300 e de R$ 350 para o exercício das atividades relativas à monitoria, quando o monitor precisar se deslocar por meio de transporte.

Foto: Widson Maradona

As atividades de monitoria terão jornada semanal máxima de 15 horas. As bolsas serão concedidas pela Seduc - por intermédio de suas unidades escolares e Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar - observando os limites a serem definidos anualmente em regulamento próprio.

Essa proposta já está sendo discutida na Assembleia Legislativa. O projeto de lei 212/20144 é de iniciativa do Executivo estadual. Na mensagem 58/2014 , o Governo expõe a necessidade de o aluno assumir a responsabilidade sobre as atividades ligadas ao projeto político pedagógico de suas respectivas escolas.

“A intenção é estimular a manutenção de adolescentes por mais tempo no ambiente escolar. Isso contribuirá para diminuição de situações de risco e, certamente, terá conseqüências positivas na qualidade da educação básica. visto que poderá envolver os alunos a diversos projetos ligados às atividades pedagógicas”, diz trecho da mensagem.

Os recursos financiamento das bolsas, de acordo com o Governo, já estão reservados no orçamento da Secretaria de Estado de Educação e destinados à manutenção das unidades escolares, que passarão a poder ser executados, além da aquisição de produtos e equipamentos e contratação de serviços, no pagamento de bolsas aos alunos monitores.

Mas para ser beneficiado, o candidato tem que ser aprovado em processo seletivo prévio. Para isso constarão rendimento escolar e frequência do aluno. Não ter cometido ato de indisciplina no ambiente escolar nos últimos dois anos e possuir disponibilidade para exercício das atividades de monitoria. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114