Cuiabá | MT 24/04/2024
Política MT
Quinta, 21 de agosto de 2014, 16h48

Carlos Fávaro diz que agricultura familiar será prioridade pela primeira vez em MT


Candidato a vice-governador na chapa de Pedro Taques (PDT), Carlos Fávaro (PP) afirma que na gestão de ambos à frente de Mato Grosso, pela primeira vez na história, a agricultura familiar terá prioridade nas políticas públicas do Estado. Segundo explica, o compromisso firmado é uma medida para reverter o quadro de abandono no qual se encontra o segmento.

Para ele, é um equívoco a administração pública focar suas ações apenas no agronegócio, como se fosse a única mola propulsora da economia. "São mais de 150 mil famílias que não vêem a oportunidade de sustentar sua família dentro da pequena propriedade", analisa.

O candidato defende que é obrigação do Estado dar a todos os cidadãos condições de se desenvolver e, com isso, reduzir as desigualdades econômicas e sociais. Para ele, a atual gestão não norteia suas políticas desse modo. "É um governo que atrapalha o sonho desse cidadão. Um governo que não dá oportunidade para esse cidadão", critica o progressista.

Com o objetivo de identificar as exatas mudanças e melhorias que precisam ser implantadas nos assentamentos do estado, Fávaro vem se reunindo e ouvindo os pequenos produtores de vários municípios.

O compromisso dele ao lado de Pedro Taques é o de mudar o cenário por meio da criação de oportunidades de renda, de assistência técnica adequada, auxílio com tecnologia, ampliação do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e, também, regularização fundiária.

Ele explica também que é preciso incentivar à diversificação nos assentamentos para ampliar a produção de alimentos e assim ter mais opções para oferecer ao mercado. Isso ajuda o produtor a não ficar dependente de apenas um cultivo, em uma determinada época, aumentando a chance de ganhos para a família.

Segundo o representante do setor produtivo, Mato Grosso importa mais de R$ 900 milhões anualmente em hortifrutigranjeiros. O número é desproporcional se levada em conta a quantidade de pessoas com o desejo de produzir no Estado. O ideal, na visão de Fávaro, seria o de equiparar a agricultura familiar com o que ocorre nos dias atuais com o agronegócio quanto ao alto índice de exportação.

"O mercado financeiro está sempre pronto pra financiar bons projetos. O que falta é construir a viabilidade desses bons projetos. Mato Grosso é um estado próspero e de muitas oportunidades. Vamos levar essas oportunidades para o mercado financeiro e tenho certeza que vamos conseguir viabilizar a agricultura familiar assim como é viabilizada a agricultura empresarial desse Estado", completa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114