Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 28 de agosto de 2014, 19h35

Associação dos Procuradores de Mato Grosso cobra propostas de candidatos


Presidente da Associação afirma que Procuradoria-Geral do Estado chegou a ficar sem luz e água devido ao descaso do governo para com o órgão.

A Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat) realiza o primeiro debate virtual entre os candidatos ao governo. Hoje, quinta-feira (28), os questionários foram protocolizados junto a cada um dos diretores de campanha. A intenção da Apromat é analisar se haverá algum comprometimento por parte do novo gestor para com defesa do Estado. Os candidatos têm o prazo de sete

Gláucia Amaral recebe procolo de representante do candidato Lúdio

 dias para encaminhar as respostas, que deverão ser escritas e assinadas pelos mesmos. Esta forma de debate também é considerada legítima pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Presidente da Apromat, a procuradora Gláucia Amaral, afirma que a atual situação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) é de risco para o patrimônio público. "No ano passado, por exemplo, ficamos sem luz, internet e telefone. Ainda hoje falta papel, não temos scanner, que com a presença do Processo Judicial Eletrônico é fundamental para a defesa do Estado em Juízo. Ainda falta água aqui, o que é considerado condição degradante de trabalho não só para nós, mas para os demais servidores".

Outro problema apontado é o número ínfimo de procuradores em Mato Grosso. Atualmente, o Estado conta com apenas 68 profissionais. "Enquanto Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contam com 200, 300 e 400 procuradores, respectivamente, Mato Grosso sequer tem 70 profissionais. Além do número ser baixíssimo, o interior do Estado é totalmente desassistido de procuradores", reforça.

Gláucia Amaral destaca ainda que a realização do debate é uma possibilidade de esmiuçar assuntos importantes para a população, como a corrupção, licitações e ocupação indevida de cargos. "Muito embora a população sempre ouça falar desses temas, como técnicos, nós podemos fazer questionamentos nos gargalos de gestão que provocam prejuízos.", comenta.

Sobre o questionário, repete que o objetivo é que o candidato fale de como será a defesa do Estado, em sua gestão. "Exemplo disso

Protocolo da coligação de José Riva

 são os tributos. Nada adianta arrecadar, fazer a economia funcionar se na outra ponta o Estado desperdiça com atos ilícitos. A Constituição estabelece que, independente do governador, é preciso ter orientação para gastar e proteção para não ter perdas, mas a maioria das vezes os gestores só tomam consciência disso no final do mandato".

No que se diz respeito ao trabalho dos procuradores, a presidente da Apromat ressalta a necessidade dos gestores entenderem o que é a PGE. "O gestor precisa saber que o Procurador do Estado é um profissional especializado, que deve funcionar como motor de solução para problemas da Administração, ou trazendo inovações na área jurídica."

Quanto à expectativa dos Procuradores do Estado em relação ao futuro

Protocolo da coligação de Pedro Taques

 governador, a presidente informa que "espera-se que seja honesto, probo. O governante que tiver intenção de cumprir a lei, utilizará a consultoria do órgão a quem a Constituição incumbiu de prestar assessoria ao Estado. Deste modo, não se repetirá a situação de sequer haver previsão orçamentária para custeio do órgão na LDO, como tristemente ocorreu, em anos recentes."




Confira o questionário aqui



(O link é fornecido pela Apromat através do endereço http://www.emarketingmt.com.br/APROMAT/Arquivo/debate_virtual.pdf)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114