Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Terça, 16 de setembro de 2014, 08h21

TRE-MT inicia cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas


A Justiça Eleitoral de Mato Grosso dará início nesta terça-feira (16.09) ao processo de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das Eleições Gerais de 2014. Neste primeiro dia participarão da cerimônia as 20ª (Várzea Grande) e 58ª (Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento) Zonas Eleitorais a partir de 7h30, na Casa da Democracia, prédio anexo à sede do TRE- MT.

Ao todo serão conferidas 443 urnas na cerimônia de terça-feira. Até o dia 26 de setembro todas as 60 Zonas Eleitorais do Estado terão finalizado o procedimento obrigatório. São convidados a participar do evento representantes de Partidos Políticos, Coligações, Ordem de Advogados do Brasil, Juízes Eleitorais e Ministério Público.

Nova cerimônia será realizada no período de 13 a 18 de outubro, caso haja segundo turno. As Zonas Eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande realizarão Carga e Lacre na Casa da Democracia. As demais ZEs realizarão o evento na sede onde funcionam.

 

Entenda o processo

Durante a Cerimônia de Carga e Lacre as urnas são configuradas para determinada sessão eleitoral. Primeiro são inseridas na urna, por meio de um cartão de memória, as informações de candidatos, cargos e os eleitores que votam na referida seção. Em seguida é realizado o teste da urna para verificar se os dispositivos estão funcionando corretamente. Por fim, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento já identificado (município, local de votação e seção eleitoral), é guardado na sua respectiva caixa.

Ao final da Cerimônia, na presença de todos, é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas. Além da Cerimônia de Carga e Lacre, o calendário prevê as datas em que as Zonas Eleitorais realizarão a conferência visual dos dados constantes nas urnas eletrônicas que apresentaram algum problema durante a cerimônia de carga e lacre. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114