Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 17 de setembro de 2014, 12h29

Blairo Maggi: "O aumento da produtividade de alimentos no mundo se dará por meio da biotecnologia"


Está na biotecnologia a expectativa para o aumento da produtividade em todo o mundo. Quem fez a previsão foi o senador Blairo Maggi após ter ido à Alemanha, representando o Senado, somar conhecimento à Convenção do Agronegócio, organizada pela multinacional Baher, evento que reuniu 50 grandes agricultores do Brasil.

"Há no mundo poucas terras disponíveis para a agricultura. O Brasil é um dos países que tem condições de desenvolver sua agricultura e pecuária, continuar crescendo, e sem a necessidade de abertura de novas áreas. Mas, para que isso seja possível, dependemos de uma nova revolução verde, como foi feito na década de 70, por meio do agrônomo Norman Borlaug. E isso será feito com pesquisa, conhecimento, via biotecnologia", lembrou na tribuna do Senado, nesta terça-feira (16.09).

Por meio da combinação de características naturais de cada espécie, Blairo lembra que é possível construir gens melhores, mais produtivos, para determinado tipo de cultura. Dessa forma, será admissível diminuir o uso de agrotóxicos, combater pragas e, na maioria dos casos, reduzir o custo final do alimento.

No passado, acreditava-se que em 2020 não haveria alimento disponível para toda a população mundial. Mas, Maggi lembra que as perspectivas são as melhores, e que tem, inclusive, sobrado alimento. "Há países em que as pessoas passam fome, mas é por problemas estruturais, de falta de recursos para compra de mantimentos. O cenário não é mais o mesmo. Porque a humanidade, através de estudos, da ciência, do conhecimento, consegue fazer com que possamos produzir cada vez mais no mesmo hectare de terra", explica.

Blairo cita o exemplo de Mato Grosso, que em três décadas teve sua produtividade aumentada em quase dez vezes. "Na década de 80, quando lá chegamos (MT), produzimos 1,8Kg de produto agrícola por hectare, mais especificamente soja ou milho; passados trinta e poucos anos, a nossa produção, hoje, é de 10 mil a 12 mil quilogramas por hectare com duas safras. Esses números demonstram que temos um momento diferente. Então, nesse encontro que participei, pude notar o futuro que nós queremos, para onde e como vamos. E iremos, especificamente, não pelo aumento da quantidade de terras, como já disse, mas pelo aumento da produtividade", ressaltou.

Potência Agrícola e Vanguarda Ambiental

Blairo Maggi lembra que não há, no mundo, um país com uma legislação ambiental tão severa quanto o Brasil. E mesmo com o Código Florestal, o País segue firme no ranking de potência agrícola mundial.

"Não há nenhum outro no mundo – e não é se vangloriar, mas reconhecer – que tenha a legislação ambiental que nós brasileiros temos; rígida como é, e respeitada como é. Temos problemas, mas, na maioria, os produtores rurais do Brasil adotam, defendem e trabalham dentro das condições da legislação que aí está colocada. Então, o País pode, de cabeça erguida, olhar para todos os seus concorrentes, ou para todos os seus clientes mundo afora, e dizer: somos uma potência agrícola que respeita as condições de Meio Ambiente e de trabalho", assegurou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114