Cuiabá | MT 16/04/2024
Política MT
Sexta, 19 de setembro de 2014, 18h32

Diretor do Earth Innovation Institute destaca contribuição de Blairo para redução do desmatamento


 O diretor executivo da Earth Innovation Institute, Daniel Nepstad, destacou recentemente a contribuição do senador Blairo Maggi para

 redução do desmatamento no Brasil.

 A instituição dirigida por Nepstad é uma das mais respeitadas do mundo em assuntos relacionados à segurança alimentar, proteção as florestas tropicais e mudanças climáticas.

 A opinião de Nepstad foi apresentada durante uma entrevista para o site do Center For International Forestry Research (CIFOR), Organização Não Governamental dedicada a estudos vinculados à sustentabilidade global.

 Perguntado se outros países conseguiriam atingir os mesmos resultados do Brasil em termos de redução do desmatamento, Daniel lembrou que, nos últimos oito anos, metade do resultado da redução em todo mundo aconteceu apenas no Estado de Mato Grosso.

 "Alguém como Blairo Maggi, de certa forma, simboliza essa mudança de pensamento em escala global", disse Nepstad.

 REVIRAVOLTA

 Ele lembrou que Maggi, enquanto um grande empresário do ramo da soja e, depois, como governador de Mato Grosso, liderou uma grande reviravolta na forma como o mercado deveria enxergar as questões ligadas à produção agrícola e preservação de ecossistemas.

 "Ele apresentou em 2009, em Copenhagen, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um ambicioso plano para reduzir em 89% o desmatamento até 2020", explicou Nepstad. "Mato Grosso, na realidade, atingiu esse objetivo em 2012", complementou.

 Para o diretor do Earth Innovation Institute, esses exemplos mostram que, a partir do momento em que o mercado passou trabalhar a questão do desmatamento em sua cadeia de valor, houve uma redução na área de pastagem, criando espaço para soja e diminuindo a necessidade de abertura de novas áreas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114