Cuiabá | MT 17/04/2024
Política MT
Segunda, 22 de setembro de 2014, 15h38

Profissionais da enfermagem podem ter jornada de trabalho reduzida


Os profissionais da enfermagem estão aguardando há muito tempo a apreciação do projeto de lei de nº 2295/00 pela Câmara Federal que dispõe da redução de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho da categoria. Ezequiel Fonseca candidato a deputado federal, garante ser um dos principais representantes dos profissionais no parlamento federal.

Sei das necessidades da categoria, ter esse projeto aprovado e sancionado é uma questão de justiça com os profissionais que tanto faz pelo setor da saúde. Os auxiliares, técnicos e enfermeiros são o alicerce do Sistema Único de Saúde. Profissionais valorizados é sinônimo de saúde com qualidade. Vou lutar pela categoria na Câmara Federal, vou ser um representante do setor, precisamos aprovar urgente o PL 2295", destaca Ezequiel Fonseca.

O PL das 30 horas tramita no congresso Nacional desde 2000. Já Foi alterado e debatido inúmeras vezes e está aprovado pelo Senado, mas aguarda aprovação pela Câmara dos Deputados.

Segundo o pneumologista, pediatra e ex-presidente Conselho Regional de Medicina do Estado, Arlan de Azevedo Ferreira, essa é uma luta antiga da categoria de enfermagem.

"Trabalho com a categoria, a aprovação do projeto das 30 horas para os enfermeiros é justo pois , outras profissões da área de saúde já usufruem de cargas horárias menores, como nós os médicos (20 horas semanais). Acho justo a aprovação da PL dos enfermeiros é injustificável a atual situação dos profissionais", ressalta o médico.

Atualmente existem mais de 23 mil profissionais registrados no Conselho Regional de enfermagem de Mato Grosso. A proposta que tramita na Câmara Federal, destaca entre os pontos que a redução da jornada da enfermagem que vai significar a abertura de 21.965 novos postos de trabalho, com um impacto financeiro muito pequeno, de apenas R$ 259,4 milhões anuais, o equivalente a pouco mais de 0,021% do Orçamento da União". 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114