Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quinta, 16 de outubro de 2014, 18h43

Interessados em participar do 2º turno da Votação Paralela devem se credenciar


Os representantes ou procuradores de partidos políticos, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e entidades de classe interessados em participar do 2° turno da Votação Paralela devem se credenciar para acompanhar o procedimento. O credenciamento pode ser feito até amanhã (17/10), entre 8h e 13h, no gabinete da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O partido político que já se credenciou no 1º turno não precisa se credenciar novamente.

O interessado deverá comparecer ao credenciamento portando documento oficial com foto. Caso a habilitação ocorra por meio de procuração, a representação deverá ser individual e conceder poderes específicos para o acompanhamento e fiscalização dos trabalhos da votação paralela, dispensado o reconhecimento de firma. A via original da procuração, ou cópia autenticada, será retida pelos servidores da Justiça Eleitoral, a fim de compor a ata final dos trabalhos.

Sobre a votação paralela

A Votação Paralela é uma espécie de auditoria das urnas eletrônicas, que visa assegurar a transparência e confiabilidade do sistema eletrônico de voto. As urnas que serão auditadas, uma da Capital e uma do interior do Estado, são escolhidas na véspera da eleição por meio de sorteio. No mesmo dia e hora da eleição oficial, depois que os fiscais dos partidos e representantes das coligações verificam a assinatura e o resumo digital dos sistemas eleitorais, começa a votação paralela. Esses fiscais votam em cédulas de papel, que são armazenas em urnas de lona.

A votação paralela se encerra às 17h, assim como ocorre no pleito oficial. O sistema imprime relatórios contendo comparativos com o sistema de votação paralela, para aferição dos resultados. Esta auditoria está prevista na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.397/2013, Capítulo VII. Todos os documentos e materiais utilizados pela votação ficam guardados, por pelo menos 60 dias, na Secretaria Judiciária dos TREs, ou até o trânsito em julgado de qualquer recurso ajuizado contra o procedimento. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114