Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sábado, 18 de outubro de 2014, 16h33

Mesários de Búzios e Niterói terão treinamento reforçado para segundo turno


Os mesários de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, e Armação dos Búzios, região dos Lagos, receberão reforço no treinamento para o segundo turno. As duas cidades são as únicas do Rio em que o voto é biométrico. No primeiro turno, devido às longas filas, o estado foi o último a concluir a apuração dos votos.

No dia 5 de outubro, 21,6 milhões de eleitores votarão nas urnas biométrica

Em reuniões com especialistas em tecnologia da informação, os juízes eleitorais instruirão, pessoalmente, os mesários sobre o processo de identificação biométrica. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Bernardo Garcez, designará desembargadores eleitorais para, em auxílio ao corregedor regional, acompanharem o treinamento nos dois municípios.

A resolução foi aprovada, por unanimidade, pelo tribunal do Rio, após o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, deferir liminar em mandado de segurança do Ministério Público Eleitoral (MPE), proibindo qualquer alteração no sistema de votação em Niterói.

Fux destacou ser inviável tecnicamente a adoção das medidas contidas na resolução questionada. Na quarta-feira (14), a Corte Eleitoral considerou nula a Resolução 904/2014, do TRE-RJ, que determinava a substituição de 1.312 urnas com leitor biométrico pelas convencionais.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, colocou à disposição do TRE-RJ dez técnicos em informática para auxiliarem no treinamento dos mesários nas seções com urnas biométricas. A Corte federal negou a solicitação do tribunal do Rio, que queria permitir ao mesário, na eventualidade da substituição das urnas ser rejeitada, a redução de oito para duas as tentativas obrigatórias de identificação digital do eleitor. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114