Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sábado, 13 de dezembro de 2014, 18h54

DEM pede proteção a ex-gerente que denunciou irregularidades na Petrobras


Audiência conjunta das comissões Mista de Orçamento (CMO), de Finanças e Tributação (CFT), de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara e de Assuntos Econômicos (CAE), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado para avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial, evidenciando o impacto e o custo fiscal de suas operações e os resultados demonstrados nos balanços - segundo semestre do exercício de 2013 e do primeiro semestre do exercício de 2014. Dep. 

A liderança do DEM pediu ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que a ex-gerente executiva da Diretoria de Refino e Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca tenha proteção da Polícia Federal. O ofício foi encaminhado à Secretaria Geral da Mesa Diretora da Casa.

Segundo matéria do jornal Valor Econômico, Venina da Fonseca denunciou à presidente da estatal, Graça Foster, e a outros diretores da empresa que havia ilegalidades em contratos.

Ela advertiu a presidente da petrolífera, de acordo com o texto, sobre a multiplicação de aditivos na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Apesar dos avisos, segundo o jornal, a direção da empresa não agiu para conter os desvios.

A ex-gerente ficou subordinada, de 2005 a 2009, a Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Após as denúncias, ela chegou a ser transferida para Cingapura, na Ásia, e acabou afastada da estatal em 19 de novembro.

Em nota, a Petrobras afirmou ter apurado todas as informações dadas por Venina e encaminhado os resultados para órgãos de controle.

Demissão da diretoria
"Os integrantes da diretoria não tem a menor condição de permanecer, a começar da presidente Graça Foster. Graça Foster se omitiu, o que é inadmissível", afirmou o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE).

Para o líder da Minoria no Congresso, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), as novas revelações são a prova cabal do envolvimento de Graça Foster. "É inconcebível que Graça Foster e as outras diretorias permaneçam na Petrobras para ocultar esse esqueleto, e a Justiça não tenha decretado a prisão dos envolvidos".

Na terça-feira (9), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sugeriu a demissão da diretoria da Petrobras durante celebração do Dia Internacional contra a Corrupção. Janot classificou a gestão da estatal como um “cenário desastroso". 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114