Cuiabá | MT 25/04/2024
Política MT
Terça, 16 de dezembro de 2014, 23h16

Votação do recurso contra cassação de Argôlo é adiada


A decisão sobre a continuidade do processo será da Mesa Diretora da Câmara. Isso porque o deputado não foi reeleito e os parlamentares entram em recesso na próxima terça-feira

Os deputados Wladmir Costa (SD-PA) e Dr. Grilo (SD-MG) pediram vista ao recurso do deputado Luiz Argôlo (SD-BA) contra a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que recomendou a perda de seu mandato por quebra de decoro parlamentar. O pedido estava na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

O parecer do relator, deputado Valtenir Pereira (Pros-MT), foi contrário ao recurso e pela manutenção da decisão do Conselho de Ética. “As alegadas violações aos princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, bem como à vedação de utilização de provas ilícitas não procedem”, disse. “As normas contidas no Código de Ética e Decoro Parlamentar, no Regimento Interno e na Constituição da República foram obedecidas”, complementou.

O deputado Sandro Alex (PPS-PR) observou que, com os pedidos de vista, o processo será interrompido, já que terminará o mandato do deputado Luiz Argôlo e ele não foi reeleito. No entanto, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), que foi relator do caso no Conselho de Ética, acredita que o processo não se interrompe com o fim da legislatura. Segundo ele, quando há renúncia do mandato, por exemplo, o processo continua, já que ele gera outros efeitos, além da cassação, como a suspensão dos direitos políticos.

A decisão sobre a continuidade ou não do processo será da Mesa Diretora da Câmara. "Se o processo não foi arquivado, continua na pauta da CCJ", afirmou o presidente da CCJ, deputado Vicente Cândido (PT-SP).

Na opinião do secretário-geral da Mesa, Mozart Vianna, o processo não deve ser arquivado. Mas ele destaca que a maioria dos advogados acha que o processo é, sim, arquivado ao fim da legislatura. Caso a Mesa decida arquivar o processo, também poderá haver pedido de desarquivamento depois e a Mesa terá que tomar nova decisão.

Entenda o caso

A cassação do mandato de Luiz Argôlo foi aprovada pelo Conselho de Ética em outubro. O parlamentar baiano foi mencionado em reportagem da revista Veja como possível beneficiário de recursos ilícitos movimentados pelo doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato, da Polícia Federal. Segundo a publicação, Youssef teria transferido R$ 120 mil ao chefe de gabinete de Argôlo, para efetuar pagamentos em dinheiro de contas vinculadas ao deputado.

No recurso, o deputado afirma que não foi lhe garantido o direito de defesa contra todas as denúncias. A defesa de Argôlo também afirma que o relator do caso no Conselho de Ética, deputado Marcos Rogério, não provou as acusações, “contentando-se em apresentar indícios desconexos como se provas fossem”. A defesa também pediu a nulidade da oitiva da testemunha Meire Poza, alegando que ela é investigada, e não testemunha.

Porém, o relator concluiu que não ocorreu qualquer ilegalidade ou ilegitimidade na oitiva de Poza. “Ela é investigada no processo judicial, não havendo nenhum impedimento de ser ouvida como testemunha no processo político”, disse Pereira. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114