Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 17 de dezembro de 2014, 12h57

Unicap 2014 encerrou o ano com palestra de Clóvis de Barros Filho


Com muita descontração e alegria, a Unicred Mato Grosso encerrou o ano de 2014 com chave de ouro, realizando o último Unicap do ano. O evento aconteceu na última segunda-feira (15.12) e contou com a presença do doutor em Comunicação, professor, jornalista e advogado, Clóvis de Barros Filho.

Logo na abertura, o presidente da Unicred Mato Grosso, Gilberto Rodrigues Pinto, apresentou uma retrospectiva da cooperativa, desde sua inauguração em Cuiabá, em 1991, com a participação de apenas 41médicos da Capital e de Várzea Grande. Atualmente, a Unicred Mato Grosso possui 9.850 cooperados nas mais diversas áreas da saúde, além de empresários.

"O Unicap já é um sucesso entre nossos cooperados. A rentabilidade da cota capital ultrapassa os 100%. Ganha a Unicred, ganha o cooperado. Mas o grande presente que reservamos nessa noite de comemoração é a palestra com o professor Clóvis", destacou o presidente da Unicred Mato Grosso.

Em sua palestra "A Vida que Vale a Pena ser Vivida", Clóvis aliou conceitos de grandes pensadores e filósofos que tentaram desvendar a busca pela felicidade. "O que a vida precisa ter para valer à pena é a maior pergunta que o homem faz desde os primórdios", destacou o palestrante.

Arrancando gargalhadas da plateia, Clóvis citou quatro linhas de pensamento que podem responder – ou não – a esta pergunta. A primeira parte de Aristóteles, que comparou a vida humana a de uma semente que possui potencial para se tornar uma grande e frondosa árvore. Para os gregos, "a felicidade é o pleno desabrochar da própria natureza", assim todo ser humano alcançaria esse ideal com a excelência naquilo que faz.

Mas não para por aí. Clóvis lembrou de um dos mais influentes pensadores e exemplos de vida, que foi Jesus Cristo. Para ele, o sentindo de tudo estava no amor ao próximo. E ele fez questão de lembrar que não precisa ir muito longe para se alcançar esse amor. "Basta que aquele que você ama comece a tossir, certamente você passará a noite em claro".

O terceiro conceito parte do filósofo Baruch Espinoza. A definição de "potência de agir" traduziu o conceito de alegria que Clóvis queria trazer à tona. A potência de agir é a quantidade de energia que um indivíduo possui para agir. Assim, ele explica que a vida é feita de altos e baixos e cabe a cada um de nós descobrirmos o que nos faz feliz, o que nos leva ao ápice da potência de agir.

Por fim, o quarto e último pensamento traz a liberdade de que tanto Jean-Jacques Rousseau falava. O filósofo acreditava que o homem era livre, e para que essa liberdade fosse exercida de maneira plena era necessário a habilidade de se conviver em sociedade, respeitando o espaço do outro. E lembrou da ética, princípio básico da liberdade. E finalizou sua palestra lembrando que a vida cooperativa é a que mais atende o conceito de liberdade e ética de Rosseau.

GANHADORES

Logo após a palestra, o presidente da Unicred Mato Grosso, Gilberto Rodrigues Pinto, apresentou os ganhadores do Unicap. Luiz Augusto C. Menechino foi sorteado com uma Mountain Bike. Já o outro sortudo foi o cooperado Nicolas Pierre Rodrigues, morador de Rondonópolis, que ganhou um C4 Lounge.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114