Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 17 de dezembro de 2014, 19h01

Oposição pede indiciamento de Graça Foster em relatório paralelo na CPMI da Petrobras


Texto apoiado por cinco partidos apresenta lista com 60 nomes, incluindo o deputado Luiz Argôlo e o deputado cassado André Vargas.

O relatório paralelo da oposição na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras pede o indiciamento do deputado Luiz Argôlo (SD-BA), do deputado cassado André Vargas e outras 58 pessoas. A lista também inclui a presidente da estatal, Graça Foster, o ex-presidente José Gabrielli e o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto.

“Estamos pedindo o indiciamento em relação ao conjunto probatório. São provas cabais”, afirmou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que lê o texto, apoiado por cinco partidos de oposição (PSDB, DEM, PPS, PSB e Solidariedade), neste momento.

O texto também pede ao Ministério Público para aprofundar a investigação de 36 pessoas, entre eles, deputados e senadores. O conjunto de provas não autoriza o indiciamento, segundo Sampaio, mas devem ser mais investigados.

Segundo o documento, a área de abastecimento da Petrobras investiu quase R$ 112,39 bilhões entre maio de 2004 e abril de 2012, durante a gestão de Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. O total desviado chegaria à cifra de R$ 3,37 bilhões, levando-se em conta a propina de 3% do valor dos contratos apontada por Costa.

Pasadena
O relatório paralelo também pede a responsabilização civil e por ato de improbidade administrativa de todos os integrantes da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração da Petrobras que tenham participado da aprovação da aquisição da refinaria de Pasadena.

O texto se apoia na Lei das S.A (6.404/76) e na Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92) para responsabilizar os conselheiros da estatal. A presidente Dilma Rousseff comandava o Conselho de Administração da Petrobras na época da compra da refinaria.

A CPMI está reunida no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114