Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 23 de janeiro de 2015, 17h27

Psol lança Chico Alencar à presidência da Câmara


O Psol lançou nesta sexta-feira (23) o deputado Chico Alencar (RJ) como candidato à presidência da Câmara. Com isso, já são quatro os candidatos ao cargo, que incluem ainda Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Segundo nota divulgada pelo Psol, a candidatura de Alencar “representa uma reação ao discurso de negação da política e à necessidade de que o Legislativo – constituído, predominantemente, por despachantes do grande capital que vertebra o sistema político – se abra aos clamores da população.”

Chico Alencar afirma que o Psol está empenhado na construção de uma democracia “de alta intensidade”, que combine a representação partidária com a participação popular direta. “Acreditamos que muitos parlamentares, pensando mais nos anônimos que os elegeram do que nos poderosos que eventualmente os financiaram, possam ser sensíveis à nossa plataforma de resgate da representação e em defesa de uma pauta progressista.”

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), acredita que a candidatura “é o resgate de ética na política, certeza de administração honesta e defesa de uma pauta legislativa a favor dos trabalhadores e do povo”.

Na próxima legislatura, o Psol contará com cinco deputados: além de Chico Alencar e Ivan Valente, farão parte da bancada Jean Wyllys (RJ), Edmilson Rodrigues (PA) e Cabo Daciolo (RJ).

Perfil
O professor e escritor carioca Chico Alencar, 65 anos, tomará posse de seu quarto mandato na Câmara. Após um curto período no MDB, filiou-se ao PT em 1987, partido no qual permaneceu por 18 anos e foi eleito três vezes vereador no Rio de Janeiro.

Em 2005, após o PT enfrentar escândalos de corrupção, Alencar participou da criação do Psol, do qual foi líder. Na Câmara, foi titular de comissões como a de Direitos Humanos e Minorias; de Legislação Participativa; e de Educação, Cultura e Desporto. Atuou, ainda, no Conselho de Ética e no grupo de trabalho que analisou a proposta da Ficha Limpa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114