Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 30 de janeiro de 2015, 16h28

Zeca insinua compra de votos na AL e diz que Taques terá "puxadinho"


Pedetista cita que governador contraria discurso ao agir nos bastidores

Foto Divulgação

Presidente regional do PDT, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) teceu duríssimas críticas nesta sexta-feira ao governador Pedro Taques (PDT) pela interferência no processo de eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. De acordo com o deputado, que se mantém como candidato a presidência, o governador agiu diretamente para levar deputados que apoiavam seu projeto a chapa encabeçada pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB).

Zeca Viana revelou que ontem de manhã possuía votos suficientes para se eleger. Confiante de que venceria, ele deixou as articulações e foi a Rondonópolis acompanhar o lançamento da colheita de soja. "Quando voltei, tive essa surpresa. Nosso governador tinha negociado diretamente com os deputados apoio a outra Mesa", relatou o parlamentar em entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Record).

Para o deputado, as articulações de Taques contrariam o discurso pregado na campanha eleitoral. Entre as principais propostas do governador a população estavam a moralidade, transparência e independência dos poderes. "Infelizmente, com essa atitude ele causa uma dependência desta Casa ao Palácio. Eu cheguei a falar com meu amigo Guilherme Maluf que ele tem que ser presidente da Assembleia Legislativa, não do Palácio Paiaguás”, assinalou.

Para o presidente estadual do PDT, o governador prega uma ideia publicamente, mas age de outra forma nos bastidores. "O nosso governador sempre pregou no Senado que ele não era puxadinho da presidência da República e agora ele cria um puxadinho do Palácio na Assembleia", completou.

foto: Reprodução

Viana citou ainda que Taques mostrou incoerência no decorrer das articulações. Segundo ele, as primeiras articulações tinham Maluf e Mauro Savi como candidatos a presidente e primeiro-secretário.

Todavia, após intensa articulação do governo, o republicano foi substituído por Ondanir Bortolini (PR), o “Nininho”. Além disso, os deputados de oposição e o próprio Zeca Viana foram excluídos da composição com a nova chapa. “Já tínhamos a chapa ganha com o próprio Guilherme como presidente. Mas parece que os votos da oposição não servem para o governador”, disparou.
O parlamentar afirmou que, apesar do favoritismo do tucano, deve manter a candidatura e apresentar chapa com os deputados da oposição. "O voto é secreto e estou buscando os colegas", disse ao descartar qualquer posibilidade de ser assumir a liderança do Governo no Legislativo.

Ontem, Maluf apresentou documento em que 17 deputados assinam apoio a sua chapa com “Nininho”. Eles também tiraram fotos comemorando a suposta vitória na eleição interna prevista para domingo.

COMPRA DE VOTOS
Já ontem à noite, em entrevista ao programa Resumo do Dia (Tv Rondon), o parlamentar pedetista insinuou uma suposta compra de voto de parlamentares na eleição da Mesa. "Pela primeira vez na história, a Assembleia elegerá um presidente sem comprar votos", revelou antes da influência do palácio Paiaguás no processo eleitoral. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114